quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Do jornal O VALE, 27/12/2012:

Júnior Ortiz não consegue formar equipe provisória! E quer aumentar seu primeiro salário na vida...

Impasse pode obrigar Junior a anunciar equipe só na posse

O prefeito eleito de Taubaté, Ortiz Júnior. Foto: Rogério Marques
O prefeito eleito de Taubaté, Ortiz Júnior. Foto: Rogério Marques
Tucano divulgaria nomes de secretários ontem, mas adiou a apresentação; salários considerados baixos seriam entrave
JULIO CODAZZI
TAUBATÉ

Com dificuldade para definir sua equipe de governo, o prefeito eleito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), adiou pela segunda vez o anúncio do futuro secretariado.
Inicialmente, os nomes seriam divulgados na quinta-feira passada, dia 20, um dia após a diplomação. Mas, devido ao atraso nas negociações, o evento havia sido transferido para hoje.
Ontem, porém, a assessoria de imprensa do tucano comunicou o novo cancelamento do anúncio.
Oficialmente, a justificativa é que Junior terá um compromisso fora da cidade hoje. Porém, assessores do prefeito eleito confirmam que a indefinição nos nomes foi fator determinante para que o evento fosse desmarcado.
Com a alteração, a expectativa é que uma lista com parte do secretariado seja divulgada amanhã.
Já a relação com todos os nomes só deve ser apresentada no dia 2 de janeiro.

Obstáculo. Segundo assessores de Junior, a maior dificuldade enfrentada pelo tucano durante a negociação com os ‘candidatos’ ao secretariado é o salário.
Atualmente, o valor bruto pago pela prefeitura de Taubaté é R$ 9.116. A quantia é considerada insuficiente para ‘seduzir’ profissionais capacitados da iniciativa privada ou pessoas que ocupam cargos públicos em outros municípios.
Diante do impasse, o prefeito eleito tentou, na semana passada, articular na Câmara a aprovação de um projeto de lei para reajustar os subsídios em até 30%. Porém, a discussão deve ficar para o ano que vem.
O ‘baixo salário’ seria o principal obstáculo que impede o acerto com nomes de outros municípios e com pessoas de perfil técnico.
O tucano não foi localizado ontem para comentar a dificuldade nas negociações.

Negativa. Além do salário, outras questões pontuais atrapalham a definição da equipe de governo de Junior.
A vereadora Pollyana Gama (PPS), por exemplo, rejeitou uma oferta para assumir a Secretaria de Educação.
Segundo apurouO VALE, um dos motivos da recusa teria sido o fato de que o compromisso poderia prejudicar uma eventual candidatura da parlamentar a deputada, em 2014.
Sem Pollyana, o tucano deve optar pela pedagoga Edna Chamon, pesquisadora na Unicamp (Universidade de Campinas) e professora da Unitau (Universidade de Taubaté).
Já para a pasta de Esportes o tucano venceu a ‘disputa’ com o prefeito eleito de Pindamonhangaba, Vito Ardito (PSDB), e está perto de anunciar Cláudio Teixeira Brazão, o Macaé, que foi secretário municipal da cidade vizinha entre 1989 e 2004.
Para a Secretaria de Cultura, o nome mais cotado é o da artista plástica Antonieta Ito, mulher do também artista plástico Fernando Ito, que foi um dos principais colaboradores da campanha de Junior.
Eles se juntam a nomes dados como certos: Aldineia Martins (Saúde), Eduardo Cursino (Planejamento) e Agliberto Chagas (Desenvolvimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.