sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

QUEM MANDA NA PREFEITURA DE TAUBATÉ?


Nomeações reforçam influência de Bernardo no novo governo

Observados por Bernardo Ortiz, Junior e a secretária Odila Sanchez em reunião. Foto- Rogério Marques
Observados por Bernardo Ortiz, Junior e a secretária Odila Sanchez em reunião. Foto- Rogério Marques
Ex-assessor de tucano no governo do Estado comandará pasta de Serviços Públicos; oposição aponta ingerência política
JULIO CODAZZI
TAUBATÉ

A nomeação do engenheiro Emerson Kiogi Tanaka para a secretaria de Serviços Públicos de Taubaté reforça a influência do ex-prefeito José Bernardo Ortiz (PSDB) na gestão do filho, Ortiz Junior (PSDB).
Vereador de Potim nas últimas duas legislaturas, Tanaka foi assessor de Bernardo na Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) e na FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).
Com o engenheiro, chega a cinco o número de aliados políticos do ex-prefeito que fazem parte da equipe de governo de Junior.
Além disso, Bernardo tem atuado como uma espécie de ‘consultor’ do filho nos primeiros dias de mandato, participando inclusive de reuniões do secretariado.

Parecer. A contratação de Tanaka para a Codasp, em 2006, foi considerada ilegal pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Segundo decisão, de maio de 2009, a admissão deveria ter acontecido através de concurso público --fato ignorado por Bernardo Ortiz.
Situação semelhante ocorreu em 2011, quando o ex-prefeito nomeou Tanaka como assessor da Diretoria de Obras e Serviços da FDE.
A prática foi contestada pelo Ministério Público, que acusou o tucano de ignorar um concurso público que havia sido homologado um ano antes -- além disso, o MP afirmou que ele utilizou a FDE para ‘apadrinhamento político’.
Tanaka foi demitido do cargo em outubro de 2012, logo após uma decisão judicial ter afastado Bernardo da presidência da Fundação.

Aliados. Além do engenheiro, que foi nomeado ontem para a equipe de governo de Junior, outras quatro pessoas da confiança do ex-prefeito já faziam parte do secretariado desde o início da gestão.
Uma delas é a atual namorada de Bernardo, Odila Sanches (Finanças). As outras são Geraldo de Oliveira Neto (Desenvolvimento Econômico), Marilda Prado (Desenvolvimento Social) e Athaide Monteiro Amaral (Segurança).
Essas nomeações foram criticadas por vereadores de oposição, que apontam uma “ingerência” do ex-prefeito no governo do filho.
“O Bernardo não está deixando o Junior fazer uma administração livre. Ele indicou os secretários mais importantes, isso é temeroso”, disse Luizinho da Farmácia (PR).
“O Tanaka eu não conheço. Mas, pelo currículo, acho que foi mais uma contratação enfiada goela abaixo do Junior, pelo pai”, completou.
“Pelo desenho até agora, parece um governo de amigos e parentes. Fico preocupado, porque tudo vai ficar concentrado na família”, afirmou Salvador Soares (PT).
“É errado o Bernardo participar das reuniões da prefeitura e ainda indicar o secretariado. O Junior disse que ia trazer um pessoal com perfil técnico, não amigos”, disse o petista.

Outro lado.
Procurado por O VALE, Junior não comentou as críticas dos vereadores. A assessoria de imprensa do prefeito informou que todas as nomeações de secretários obedeceram critérios técnicos.
Em entrevistas anteriores, o tucano afirmou que a experiência do pai, que governou a cidade por três mandatos, poderia contribuir positivamente com a atual gestão.
Tanaka não se manifestou.

Um comentário:

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.