quarta-feira, 4 de maio de 2011

DINIZ, PRESO, MERECE RESPEITO

O jornalista José Diniz Júnior, editor do semanário satírico Matéria-Prima, está preso por calúnia e difamação, crimes que a Justiça entendeu ter ele cometido contra o delegado de Polícia José Luiz Miglioli. Conheço a ambos, e lamento que as matérias do Diniz não tenham sido respondidas no próprio jornal, evitando-se a batalha judicial e a final condenação.
Diniz não é um bandido, como sabem todos em Taubaté. Tampouco Miglioli pode ser acusado sem provas de qualquer ato desabonador. Eu classificaria o caso como "desinteligência", para usar um termo do jargão policial. Também não me cabe contestar a sentença judicial, aliás bem redigida; mas posso discordar do rigor das penas aplicadas. Parece-me muita severidade para um delito de opinião que, talvez, pudesse ser melhor corrigido pela cessão de amplo espaço ao ofendido para contestação, no jornal onde foram publicadas as matérias consideradas caluniosas e difamatórias.
O mais grave, porém, é que Diniz tenha sido encaminhado para um presídio comum, onde convivem, em más condições, cerca de 1.600 apenados, alguns de alta periculosidade. Amigos advogados entendem que ele deveria estar num CDP - Centro de Detenção Provisória e, jamais, num estabelecimento penitenciário comum. Se a pena existe para corrigir e recuperar o condenado, para que servirá manter o Diniz no meio de criminosos de sangue ou de ladrões? Não estará havendo excesso de rigor?
O Estado é responsável pela integridade física e mental do prisioneiro José Diniz Júnior que, como qualquer outro cidadão, merece integral respeito em seus direitos humanos.

Um comentário:

  1. Um preso político no Brasil democrático ... Onde estão as malditas ONGS?

    ResponderExcluir

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.