segunda-feira, 18 de julho de 2011

DOMINGO, NA ROMÊNIA

Esta é a sacada do imenso palácio mandado construir pelo ditador Nicolae Ciacescu. A obra levou sete anos, usou 1.200 engenheiros e 40 mil trabalhadores simultaneamente. É o segundo maior edifício em áre do mundo, depois do Pentágono nos EUA, e o terceiro em volume. Tem mais de um milhão de toneladas de mármore. Todo o material foi produzido na Romênia: se faltasse algo, inclusive máquinas ou ferramentas, o governo montava uma fábrica para produzir aquele material denotro do país. 
É impossível calcular o custo, já que tudo, inclusive a mão-de-obra, foram requisitados pelo Estado, sem remuneração específica.
Ciacescu não chegou a ver o palácio pronto, como sonhava (ele chegava a inspecionar as obras até três vezes por dia, os degraus das escadas têm a medida do seu passo). Foi fuzilado junto com sua mulher em 25 de dezembro de 89, e o prédio foi concluído (não valia a pena interrompê-lo) um ano depois. Hoje funciona como centro de convenções e atração turística.


Um comentário:

  1. Caro Barbosa,
    Você é um privilegiado. O mundo está a um passo de você e, a cada dia, me surpreendo com suas viagens.
    Um grande abraço deste simples caipira de Taubaté.
    Vou conhecendo o mundo através de suas impressões.

    Nelson Lopes, de Taubaté

    ResponderExcluir

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.