quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COLÔMBIA PODE REDUZIR PENAS SE GUERRILHA DEPUSER ARMAS




A Corte Suprema da Colômbia aprovou na semana passada, por 7 votos a 2,  uma nova legislação penal que permite reduzir ou anular penas para os guerrilheiros que deponham suas armas. Ao mesmo tempo, o presidente Juan Manuel Santos abriu a possibilidade de negociar a paz com o Exército de Libertação Nacional - ELN - segunda maior força guerrilheira do país, depois das FARC, que já estão dialogando com as autoridades.
Nesta semana o ELN libertou o refém canadense Gernot Wober, que estava retido há meses pela guerrilha. Esta era uma das exigências do governo Manuel Santos para abrir canais de diálogo com o grupo.
Tanto o ELN como as FARC - Forças Armadas Revolucionária da Colômbia, vinham atacando principalmente oleodutos e linhas de transmissão de energia, pois são contra a exploração das riquezas minerais por empresas estrangeiras. O ELN combate desde 1964, tendo resistido a forças armadas de doze sucessivos governos.
(Antonio Barbosa Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.