quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MORRE O LANÇADOR DOS BEATLES NOS EUA, SID BERNSTEIN



Faleceu aos 95 anos de idade o jornalista e empresário artístico Sid Bernstein, responsável pelo lançamento dos Beatles nos Estados Unidos, em 1964, transformando a banda inglesa num sucesso mundial. Ele ficou sabendo, em finais de 63, que uma banda pop de Liverpool estava causando cenas de histeria entre os fãs, e convenceu o todo-poderoso do show business Brian Epstein a promover um show no Carnegie Hall, em Nova Iorque, onde até então só se realizavam concertos bem-comportados. Ao fazê-lo, Sid ainda não havia escutado nenhuma gravação dos Beatles, mas farejava neles a mina de dinheiro em que, de fato, se transformaram.
Organizou uma entrevista e apresentação prévia no programa de Ed Sullivan, na TV, que teve 70 milhões de telespectadores. Quando a banda desembarcou na América já foi recebida por milhares de jovens ensandecidos. Surgia a beatlemania.
No ano seguinte, Bernstein promoveu o primeiro show em estádio esportivo da História, quando os Beatles já haviam elevado seu cachê de 6 mil para 180 mil dólares! O público foi de 60 mil pessoas.Foi no Shea Stadium, em 15 de agosto, com um recorde de bilheteria que demorou anos a ser superado. No mesmo local voltaram a apresentar-se em 66, já com menor lotação - foi a época em que se declararam mais famosos que Jesus Cristo.
Sid Berstein tentou reproduzir o fenômeno trazendo outras bandas inglesas, como Animals, The Kings e os Rolling Stones, todos no Carnegie Hall. Logo as bandas inglesas começaram a gravar mais ritmos originários dos EUA, como o rock and roll e o rhythm and blue.
Nos anos 70, Bernstein tentou reunir novamente os Beatles, no que seria um espetáculo beneficente, pela Paz, como estava ocorrendo com outros artistas e grupos. Em 1976, publicou anúncio de página inteira no New York Times, convidando a banda a entrar na nova onda, mas ficou sem resposta.
(Antonio Barbosa Filho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.