quarta-feira, 12 de agosto de 2015

DEMOCRATIZOU A MÍDIA E VENCE AS ELEIÇÕES: CRISTINA KIRSCHNER



APESAR DA CRISE

Cristina está próxima de vencer eleições presidenciais e em Buenos Aires

Presidenta se garantiu também ao designar a Luiz Zanini para a vice-presidência, e está próxima de eleger o segundo cargo político do país, o governador de Buenos Aires, com Anibal Fernandes
por Emir Sader
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Cristina Kirchner
Panorama politico argentino parece se definir para o primeiro turno do dia 25 de outubro
Durante os governos kirchneristas foram instituídas as prévias por bloco de partidos, realizadas em agosto do ano das eleições presidenciais, para definir que candidato tem maioria no bloco. Foram realizadas neste domingo (9) as prévias, que serviram mais para medir forças entre os três principais candidatos do que para decidir qual seria ele – tema praticamente decidido antes das prévias. O voto é obrigatório também nessas prévias, o que permite medir a relação de forcas entre os principais candidatos presidenciais.
Foi de fato o que ocorreu. No bloco kirchnerista, Cristina já havia conseguido que os outros pré-candidatos desistissem – numa impressionante demonstração de autoridade política da parte dela –, deixando apenas o governador da província de Buenos Aires – Daniel Scioli – na campanha. Embora não fosse o candidato preferido dela, foi quem sempre melhor se situou nas pesquisas, acabando por se impor nas hostes governamentais.
Entre os dois principais candidatos opositores, o moderado Sergio Massa perdeu força, deixando para o ex-prefeito de Buenos Aires Mauricio Macri o posto de principal desafiante do candidato do governo. As prévias confirmaram o favoritismo de Scioli, com 38,5% dos votos, próximo dos 40% necessários para triunfar no primeiro turno e da distância de 10% do segundo colocado. Matematicamente lhe faltaria 1,5%, dado que o bloco de apoio a Macri ficou com 30% e o de Massa, com 2%.
Scioli conta a seu favor com o apoio de mais de 50% dos argentinos que tem Cristina no final do seu mandato, com a economia em recuperação, depois de dois anos de recessão e com o dinamismo militante de La Campora, agrupação de jovens peronistas que tomou seu nome do fiel aliado de Peron – Hector Campora – e que congrega grande parte da militância jovem que o kirchnerismo recuperou. O próprio filho da Cristina, Massimo, eleitor deputado com grande votação pela província original da família, Santa Cruz, é o máximo dirigente do grupo, que deve eleger cerca de 30 parlamentares, além de muitos prefeitos.
O ginásio Luna Park lotado no domingo à noite, em apoio a Scioli, contrastava com a frieza dos espaços alugados pelos outros dos principais candidatos opositores, que acusaram os maus resultados. Macri já havia conseguido eleger seu sucessor na prefeitura da capital, duas semanas antes, no segundo turno, com uma vantagem de apenas 3%. O que levou, nessa mesma noite, a uma tentativa de mudança do seu perfil radical de direita, ao anunciar que, caso ganhasse, manteria a estatização das Aerolineas Argentinas e da YPF, a empresa petrolífera argentina, ambas recuperadas pelo governo, diante das duras críticas do próprio Macri. Esse também anunciou que manteria os programas sociais do governo, a começar pela Assignação Universal às Crianças, o principal dele.
Não bastou para que Macri contivesse a sua queda de popularidade. Massa, por sua vez, que havia saído do governo e tinha chegado a liderar as pesquisas, com seu perfil moderado, foi se esvaziando, com alguns dos seus aliados voltando ao kirchnerismo. A aliança entre Macri e Massa é bastante improvável, porque Massa perderia muitos adeptos, caso renunciasse. Pelo perfil distinto dos que o apoiam.
Assim, depois de um período relativamente indefinido, o panorama político argentino parece se definir para o primeiro turno do dia 25 de outubro. Cristina se garantiu também ao designar a Luiz Zanini, fiel aliado, para a vice-presidência, e está próxima de eleger o segundo cargo político do país, o governador da província de Buenos Aires, com Anibal Fernandes, igualmente fiel ministro do governo.
http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2015/08/cristina-esta-proxima-de-vencer-nas-presidenciais-e-em-buenos-aires-3012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.