sexta-feira, 11 de setembro de 2015

INFLAÇÃO CAI, E GOLPISTAS SE DESEPERAM - O BRASIL NÃO QUEBROU!

Agosto tem menor inflação
desde 2010

ScreenHunter_6128 Sep. 10 15.14
Análise Diária de Conjuntura - 10/09/2015
Vamos começar a análise com uma boa notícia. A taxa de inflação medida pelo IBGE (que é o índice mais importante) para agosto ficou em 0,22%, o menor número, para o mesmo mês, desde 2010. Os gráficos não mentem. A inflação está caindo.
A queda foi centrada nos itens que mais afetam a vida dos mais pobres: alimentação e moradia.
O mundo, portanto, não está acabando. Falta agora baixar os juros.
ScreenHunter_6129 Sep. 10 15.15
A má notícia do dia, veiculada ontem à noite mas repercutida hoje, foi o rebaixamento da nota do Brasil.
Ainda estamos, porém, bem acima dos níveis registrados no passado.
unnamed
A repercussão à essas notas de agência de risco são um capítulo à parte na literatura do mundo financeiro. Todo mundo sabe que elas não são confiáveis, e mesmo assim o mercado confia. A bolsa brasileiro reagiu de maneira bastante negativa hoje.
Em sua época, FHC também costumava depreciar as agências.
unnamed
A presidenta Dilma deu uma entrevista ao Valor. Ela tentou ao máximo agradar o mercado. Politicamente, me pareceu uma jogada firme para consolidar o apoio que ela já tem do grande empresariado, que não tem interesse nenhum num processo de ruptura política que poderia piorar muito o cenário de instabilidade política e econômica.
Na entrevista, Dilma se compromete de maneira bastante firme a manter uma política fiscal responsável e defende o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com muita ênfase.
A solução para a crise, segundo Dilma, virá da exportação, que ganha competitividade diante do dólar alto, dos investimentos e, por último, do mercado interno.
Mas faltou, como de praxe, um pouco de verve política à presidenta. Ela fala de economia de uma maneira muito fria.
É bom que ela dê entrevistas ao Valor, mas seria interessante que ela também desse entrevista aos jornais e revistas ligados aos movimentos sociais, que lhe dão sustentabilidade e, portanto, são peça chave na estratégia de superação da crise política e econômica.
http://www.ocafezinho.com/2015/09/10/inflacao-tem-menor-taxa-para-o-mes-desde-2010/#more-31664

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.