sábado, 3 de dezembro de 2011

CHINA APÓIA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

China parabeniza criação da Celac e manifesta apoio ao novo bloco
03 de dezembro de 2011  04h38  atualizado às 04h55

comentários
2

O presidente da China, Hu Jintao, parabenizou os países-membros da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) pela constituição do organismo e manifestou a disposição de seu país em reforçar a colaboração com o novo bloco.
"A parte chinesa sempre aborda os vínculos entre China e América Latina e o Caribe de uma perspectiva estratégica e está disposta a reforçar o diálogo, o intercâmbio e a colaboração com a Celac", indicou o líder chinês em carta lida nesta sexta-feira pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.
A mensagem, enviada aos países reunidos em Caracas na cúpula de fundação da Celac, indica a disposição chinesa a fazer "esforços conjuntos a fim de estabelecer e desenvolver uma aliança, sob os preceitos de igualdade, benefício mútuo e desenvolvimento partilhado para a cooperação integral".
O presidente da China destaca "a idêntica vontade" dos países latino-americanos e caribenhos na "salvaguarda da paz regional e promoção do desenvolvimento partilhado nas novas circunstâncias".
A carta acrescenta que, neste século, as relações entre China e América Latina vêm se desenvolvendo "de maneira integral e rápida" com uma "constante ampliação" da cooperação.
Chefes de Estado e de governo dos 33 países da América Latina e do Caribe encerram neste sábado dois dias de reunião com a Declaração de Caracas, que significará o batismo da Cúpula de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.