sábado, 31 de agosto de 2013

VISITA À UMA PONTE LONGE DEMAIS



Um local que eu queria conhecer há muitos anos era a ponte sobre o rio Reno, em Arhem, no sudeste da Holanda. Na verdade, há várias pontes naquela região, mas uma delas ficou especialmente marcada na História, e eu ainda não a havia visitado nas outras vezes em que andei por aqui.
Ela é conhecida como "Uma ponte longe demais", título do bestseller de Cornelius Ryan, que virou filme de enorme sucesso, um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. A ponte, ocupada pelos nazistas, foi local de uma das mais desesperadas batalhas da II Guerra Mundial, com mais 3.500 mortos e 9.000 feridos de ambos os lados.




Depois de haver libertado a França e cruzado a Bélgica, o marechal Montgomery decidiu tomar as pontes sobre o rio Reno, em território da Holanda, para daí lançar uma ofensiva final até Berlim. Se tivesse sucesso, a "Operação Market Garden" anteciparia em um ano o fim da II Guerra.
A estratégia consistia em lançar milhares de paraquedistas sobre a Holanda, atrás das linhas alemãs, e abrir caminho pelas pontes sobre o Reno para o avanço das tropas terrestres que estavam na Bélgica. Mas tudo deu errado. Foram nove dias de combate, nos quais os paraquedistas ficaram isolados, esperando tropas inglesas que deveriam vir por terra. Tentaram atravessar o rio em balsas e a nado, mas foram fuzilados pelos nazistas bem localizados em pontos altos de Arnhem. Depois o combate prosseguiu casa a casa, os soldados ingleses e poloneses sem comida, medicamentos e nenhum tipo de suporte.
A ponte de Arnhem é um pedaço da II Guerra Mundial até hoje lembrado. No dia 7 de setembto haverá aqui uma cerimônia que se repete todos os anos, nas ruas de Oosterbeek e nos cemitérios onde estão sepultados milhares de veteranos daquela batalha. Há desfile militar, salto de paraquedistas, flores e bandas militares.
Até uns dois ou três anos atrás ainda havia alguns heróis, mas hoje estão todos mortos pela idade. Até o final, eles saltavam, alguns com mais de 90 anos, e com apoio de outro soldado, para homenagearem seus colegas abatidos naquele banho de sangue.

A histórica ponte de Arnhem, hoje.


Cenário de batalha hoje é local de lazer.


O filme "Uma ponte longe demais", de 1977, dirigido por Richard Attenborough, reuniu o maior elenco que eu já vi numa única película. Pode ser visto gratuitamente no You Tube, mas não sei se com legendas. Olhem só as feras: Dirk Bogarde, James Caan, Michael Caine, Sean Connery, Edward Fox, Elliot Gold, Gene Hackman, Anthony Hopkins, Ryan O'Neal, Lawrence Olivier, Robert Redford, Maxmilian Schell, Liv Ülmann.
O trailer pode ser visto aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=xhPkkqHfcfo








































































Um comentário:

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.