terça-feira, 6 de setembro de 2011

VIDA NO BRASIL ESTÁ MELHOR QUE NO EXTERIOR


Brasileiros acordam do sonho americano e estão vivendo melhor na terra natal, diz “LA Times”

Via O Globo

Reportagem publicada – e com chamada na primeira página – na edição de sexta-feira, dia 2, do jornal estadunidense Los Angeles Times apresenta histórias de brasileiros que deixaram o sonho norte-americano para trás após a crise de 2008 em busca de uma vida melhor da volta ao Brasil. O retorno não se deveu à concretização do desejo dos que imigram para os EUA – ganhar dinheiro suficiente para voltar ao país natal e iniciar uma vida próspera –, mas à certeza de que a terra das oportunidades hoje é o Brasil.

“Desde que a crise econômica atingiu os EUA há três anos, a economia brasileira segue crescendo e a moeda, o real, se valorizou significativamente frente ao dólar. A taxa de desemprego está em seu nível mais baixo historicamente, e a renda, especialmente das classes média e baixa, está crescendo rapidamente. Em muitos setores, os trabalhadores brasileiros ganham mais do que os norte-americanos”, diz o texto.

Segundo a reportagem, não são só os brasileiros que moram nos EUA que estão voltando, mas também os que estão em outros países ricos, como o Japão. Além disso, o fenômeno, confirmado pelo embaixador Eduardo Gradilone Neto, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, afeta trabalhadores não qualificados e também os especializados.

Um dos brasileiros citados na matéria trabalhava na construção civil e chegou a ser pego pela Imigração. Agora, de volta ao Brasil, Marcos “Beto” Lopes da Silva, de 37 anos, ganha o equivalente a algo entre US$1.250,00 e US$2.500,00 com a venda de cartuchos para impressoras e diz que pretende voltar aos EUA, “mas só de passagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.