terça-feira, 24 de setembro de 2013

MERKEL TERÁ QUE NEGOCIAR COM SOCIAIS-DEMOCRATAS

Angela Merkel vence na Alemanha, mas não leva


A chanceler alemã, Angela Merkel, venceu, mas não levou. Seus partidos não conseguiram a esperada maioria absoluta nas eleições legislativas de ontem. A União Democrata/União Social Cristã (CDU/CSU), partidos de Merkel, teve 41,5% dos votos, ou 311 parlamentares.
Embora tenha sido o resultado mais expressivo dos conservadores desde 1990, a vitória não foi suficiente para garantir 316 das 630 cadeiras.
O aliado liberal Partido Democrata Livre (FDP) ficou pela primeira vez desde a Segunda Guerra fora do Parlamento ao não atingir o mínimo de 5% de votos. Chegou a 4,8%. Foi uma senhora derrota.
O Partido Social-Democrata (PSD) teve 25,7% dos votos, um desempenho sofrível. A Esquerda chegou a 8,6%; e os Verdes, a 8,4%. Juntos, SPD, Esquerda e Verdes têm mais cadeiras que a aliança de Merkel. O PSD descartou a possibilidade de formar um governo de aliança com os Verdes e a Esquerda.
Os eurocépticos também não alcançaram os 5%, ficaram nos 4,7%.
O fato é que Angela Merkel conquistou um terceiro mandato e vai liderar a Europa, mas terá que se compor com a oposição.
Portanto é preciso analisar bem antes de embarcar no movimento de manada que a mídia faz em relação à vitória de Merkel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.