domingo, 8 de setembro de 2013

JOVEM BEM-INFORMADO TÁ COM TUDO!

Vocês, amigo e amiga que são jovens, sabem de sua força transformadora da sociedade. O mundo será melhor se vocês quiserem fazê-lo melhor - e devem querer. O Brasil deixou de ser um "país do futuro": ele é de vocês, e também de nós mais velhos, que fizemos no passado muito do que vocês querem fazer hoje. 
Éramos também cheios de energia, de sonhos, e fomos às ruas ou montamos grupos muito legais para lutar contra o que havia de errado na época. E havia muita coisa errada, a começar pela total falta de Liberdade. Não havia camisinha, e a liberdade sexual era mais restrita, falar nisso era um tabú. Não havia computador (acreditem!) e a gente se comunicava por carta (que demorava dias) ou telefone (entre cidades podia demorar horas!). 
Parece bobagem falar nessas coisas a vocês. Tenho amigos que dizem que falar em ditadura, em comunicação precária, tudo isso é "saudosismo", assunto de velho. 
Mas não é não. Vocês logo verão que o que vai acontecer amanhã depende muito do que aconteceu ontem e do que fizermos hoje. 

ScreenHunter_2492 Sep. 07 08.38

7 de setembro de 1963: Globo fala em “comunização do Brasil”

7 de setembro de 2013 | 08:29
Aproveitando a disposição global de pedir desculpas, e usufruindo do acervo de edições antigas que o jornal disponibilizou na internet, vamos lembrar de vez em quando à família Marinho que seus erros foram muito além do “apoio editorial” ao golpe. A Globo ajudou a preparar os espíritos, a construir um clima favorável na opinião pública a uma imperdoável agressão à nossa experiência democrática.
Por exemplo, no dia 7 de setembro de 1963, há exatos 50 anos, a Globo publicou um editorial afirmando que a Petrobrás estava sendo tomada por perigosos comunistas.
ScreenHunter_2490 Sep. 07 08.14
ScreenHunter_2489 Sep. 07 08.13
As acusações eram ridículas. O período mais radical do Macarthismo já havia terminado. Não havia razão para tanta paranóia.
A Petrobrás fora fundada sob terrível oposição do mesmo Globo, que agora fazia campanha sistemática contra a empresa e os nacionalistas que a dirigiam. Repare como o jornal opõe “comunistas” a “patriotas”, e alerta para a “comunização do Brasil”. Acusação mentirosa. Goulart fazia um governo de cunho nacionalista, e tinha o apoio da esquerda organizada: a UNE, partidos progressistas e movimentos sociais. Mas era totalmente inexato apontar a intenção de Goulart de “comunizar” o país.
Na mesma página, outra nota no mesmo tom:
ScreenHunter_2491 Sep. 07 08.28
Todo o dia, o Globo fazia diatribes assim, sempre promovendo o ódio ideológico contra a esquerda, criminalizando-a e produzindo uma atmosfera de paranoia, conspiração e intolerância política.
*
O artigo sobre o IBAD está na página 5 da mesma edição de 7 de setembro de 1963. Hoje está provado que o instituto, espécie de think tank coxinha pró-América (parecido com instituto Millenium), recebeu sim dinheiro do governo americano.
Por: Miguel do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.