terça-feira, 10 de setembro de 2013

PURA EMOÇÃO: JOSÉ CARRERAS E SUA LUTA CONTRA A LEUCEMIA!

Prá começar, vejam esta homenagem ao Brasil, gravada no célebre concerto de Los Angeles, 1994, visto pela TV por 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

A revista dominical do jornal espanhol "El País" traz na edição do último dia 8 uma excelente entrevista com o cantor operístico José Carreras (Josep, em catalão, já que nasceu em Barcelona, em 5 de dezembro de 1946). O tema principal da matéria, escrita por Jesús Ruiz Mantilla, com fotos de Caterina Barjan, é o impacto que a leucemia teve na vida do grande artista, e seu trabalho de incentivo à pesquisa pela sua cura, através de Fundação que criou logo após ter-se recuperado.
Perguntado sobre o que se passava em sua cabeça durante os meses de isolamento nos quais passou por transplante de medula óssea, quiomioterapia e radioterapia, Carreras responde: "Eu interpretei como um parênteses. Tinha confiança de que sairia, subiria a um palco e voltaria a cantar". Diz que teve muita sorte, porque os médicos afirmavam que ele tinha 10% de chances de sobreviver.
"Associam a você, em igual medida, a palavra Ópera e a palavra Leucemia. Isso lhe incomoda ou lhe motiva?", pergunta o entrevistador, ao que o cantor responde: "Não me incomoda em absoluto, tive a sorte de ganhar a batalha. Foram tais as mostras de apoio e de carinho que me senti em dívida com a sociedade e a comunidade científica e médica. A melhor maneira que tinha de mostrar meu agradecimento era devolvendo assim, com o que faço, lutando contra esta doença".
Carreras criou a Fundação Internacional de Leucemia que leva seu nome (Fundació Internacional Josep Carreras per a Lluita contra la Leucemia, em catalão) em 1988, e em 1990 ocorreu o primeiro grande espetáculo dos Três Tenores, que formou ao lado de Plácido Domingo e Luciano Pavarotti. Foi nas Termas de Caracala, em Roma, ao final da Copa do Mundo daquele ano, para arrecadar fundos. O CD do espetáculo vendeu 13 milhões de cópias, sendo até hoje o disco de música clássica mais vendido na História. Em 1994, um show dos três grandes artistas em Los Angeles foi visto pela TV por um bilhão de pessoas!
Com uma agenda mais livre, Carreras realiza ainda um concerto anual em benefício de sua Fundação, e em média outros vinte por ano para várias instituições similares. Ele mantém, com isso, dois institutos de pesquisa onde cientistas estudam a Leucemia e sua possível cura. Por este trabalho, Carreras recebeu títulos de membro honorário da Sociedade Européia de Medicina, da Associação Hematologista Européia, de patrono honorário da Sociedade Médica Oncológica Européia e de Embaixador da UNESCO.

Aqui, a íntegra do concerto em Los Angeles.

Pura emoção: Carreras e a genial Montsserat Caballé puxando o coro em "Brindisi", parte de La Traviata, que todos conhecemos. Foi ela foi quem descobriu o talento do ainda jovem José Carreras e o convidou para cantar ao seu lado, fazendo o Gennaro na ópera"Lucrezia Borgia", de Gaetano Donizeti, em 19/12/ 1970, que ele considera sua estréia oficial. Depois ambos cantaram outras 15 óperas nos mais importantes teatros do mundo, e com as melhores orquestras e maestros, como Herbert von Karajan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.