DELFT (Países-Baixos) - Em matéria de página inteira, a edição européia do The Wall Street Journal fornece um breve roteiro para que o turista estrangeiro conheça as melhores lojas de móveis com design modernista no Rio de Janeiro. A reportagem é assinada por Jemima Sissons, e começa dizendo que "O Samba pode fazer o Rio se agitar, mas seus móveis da Era de Ouro vão realmente fazer sua casa cantar".
O texto se refere principalmente a lojas localizadas no bairro da Lapa, bairro com inúmeras atrações culturais e abrigo da boemia carioca, como a "Mercado Moderno". É uma galeria especializada em design vintage dos anos 50 a 80, localizada num casarão de dois andares do começo do século passado. Em seu catálogo destacam-se móveis projetados por Joaquim Tenreiro, Zalszupin, Zanine e Sérgio Rodrigues.
Estante "L'atelier", vendida pela "Mercado Moderno"
Sérgio Rodrigues, um dos mais importantes arquitetos e designers brasileiros, é citado outras vezes na reportagem, quando ela menciona o que surgiu de melhor no mobiliário brasileiro de meados do século passado. Sérgio ficou famoso pela sua "Poltrona Mole", destaque em inúmeras exposições pelo mundo, e atualmente suas peças estão bastante valorizadas no mercado internacional. Seus produtos são marcados pelo uso de madeiras nobres e pelas nítidas influências brasileiras no traço.
Desenho de Sérgio Rodrigues para sua célebre "Poltrona Mole".
Entrevistado pelo jornal, o arquiteto Luciano Cavalcanti de Albuquerque, dono do "Ateliê Belmonte" - outra concorrida loja da Lapa - afirma que "Os anos 60 foram uma época em que o design moderno brasileiro foi muito criativo. Hoje essa mobília é particularmente atual e está na moda".
Sérgio Rodrigues, na sua famosa "Poltrona Mole".
Assim, enquanto alguns militantes políticos e parte da mídia brasileira tentam difamar o Brasil no exterior para assustar visitantes na Copa do Mundo de Futebol e prejudicar o governo Dilma na sua tentativa de reeleição, órgãos importantes da imprensa mundial focalizam aspectos positivos do nosso País. O design é uma área extremamente competitiva, e um mercado onde poucos países chamam a atenção. O Brasil está entre eles, como demonstra esta reportagem do Wall Street Journal, em sua edição para toda a Europa.
O texto termina com uma frase que não se verá em jornais brasileiros de hoje: "todo mundo necessita uma pequena Copacabana em casa"...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.