quarta-feira, 8 de outubro de 2014

VEJA A ITÁLIA E IMAGINE O BRASIL GOVERNADO PELO PSDB NEOLIBERAL!!!



Em junho/julho estive por um mês na Itália, percorrendo toda a região Toscana (Lucca, Siena, Montepulciano, Pizza, Florença, Vinci e outras belíssimas cidades). Foi minha terceira viagem àquele país tão fundamental na nossa Cultura, com um povo maravilhoso e sinceramente amigo dos brasileiros.
O que entristece demais é ver os efeitos das políticas neoliberais ali impostas há vários anos, por vários partidos que se alternaram no poder. Conversei com muitas pessoas, de diferentes classes sociais, e senti o desânimo geral, além de muita revolta. O povo não vê nenhuma saída, pois o país foi entregue à banca internacional, e o futuro é desanimador.


Tudo muito diferente do Brasil, que os italianos vêem como um exemplo a ser seguido. Aliás, até na Turquia ouvi elogios à Lula e Dilma, alguns me dizendo que aquele país só ingressará na União Européia (hoje já nem querem mais, já que a UE está afundando sob dívidas e juros) quando tiver um Lula ou uma Dilma como presidentes...
Em Montepulcciano, por exemplo, conheci mãe e filho, ela holandesa, ex-modelo e ex-dona de uma confecção de griffe em Milão (vi reportagens e capas com ela nas principais revistas de moda da Europa); o jovem, italiano e formado em Design pela Universidade de Roma.
O filho e sua namorada brasileira, formada em Arquitetura, estão fazendo agora uma pós-graduação em Paris. Tão logo concluam os estudos, vão mudar-se de país. Para onde?  Para o Brasil! Mãe e filho me disseram que a Itália está "murchando como um balão que se esvazia", sem perspectivas a curto e médio prazos. O desemprego é alto, os investimentos desapareceram, o ensino está péssimo e caríssimo.
"O Brasil de hoje é o país mais atrativo do mundo para jovens profissionais. Ali quase tudo está por se fazer, e certamente o país continuará crescendo mais que a Europa nos próximos muitos anos. O campo de trabalho e para novas idéias está aberto. Por isso a nossa escolha definitiva", disseram-me mãe e filho.


Mostro isso para alertar os leitores sobre o risco que ameaça o Brasil: as políticas que fazem sofrer quase toda a Europa, uns países dramaticamente, outros menos, são as mesmas defendidas pelo PSDB e seu candidato Aécio. deram errado lá; por que dariam certo aqui?
Uma leitora coxinha me disse que mostrar a situação na Europa e comparar com o Brasil é fazer "terrorismo" eleitoral. Ora, terrorismo é o que faz Armínio Fraga, já apontado como hipotético ministro da Fazenda ou presidente do Banco Central num ainda mais hipotético governo do Aecinho e do PSDB! Um cara que diz que o maior problema do Brasil são os salários, inclusive o mínimo, que "estão muito altos", e um candidato que sonha em terminar o desmonte da Petrobrás e entregar o pré-sal (trabalho iniciado por FHC, que não teve tempo de terminá-lo porque o povo votou contra Zé Serra para sucedê-lo) é um perigo para todos nós e para nosso futuro!
Vejam bem o tamanho da crise que Lula e Dilma conseguiram driblar, ainda que com alguns tropeços inevitáveis. O Brasil continua sendo um dos raros países que cresce acima de ZERO. São fatos que o eleitor deve ponderar antes de escolhermos um desastre muito fácil de prever...


2 comentários:

  1. Meu estimado Antonio Barbosa. Você esqueceu de dizer que nossa base de lançamento de foguetes (localizada em Alcântara) sempre foi pretendida pelos norte americanos e que por um triz não foi entregue de mão beijada. Morei no Porto (Portugal), onde fui vizinho do comandante da esquadra portuguesa na região norte (è o segundo do escalão das forças armadas e o primeiro da zona Norte). A Esposa dele (Otilha ), xingando os Norte Americanos contou que eles sempre assediaram o governo Luzo para conseguir instalar uma base militar nos Açores, dizendo que com a base os portugueses seriam protegidos pelos seu maior aliado (eles os Americanos). Final Foi concedido a maior ilha e para qualquer comandante maior português entrar na ilha, só com autorização do comandante da base. Aqui não querem e não vão fazer diferente, alias que para lançar satélite, teremos que pedir permissão e ainda pagar para que isto seja feiro. Não quero isto para meu país sera que alguém que ama seu país quer?

    ResponderExcluir
  2. Coincidência. Também em viagem na Itália pela terceira vez, durante um mês na cidade universitária Camerino, senti na pele como andam as coisas por lá. Falta de dinheiro, falta de emprego principalmente aos jovens, desânimo, desesperança por todo lado. Os professores reclamam do alto custo do Estado e da corrupção. Perto do que vi, o Brasil é o ceu..

    ResponderExcluir

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.