domingo, 1 de setembro de 2013

UM MUSEU SOBRE UMA DAS MAIORES BATALHAS DA II GUERRA MUNDIAL (1)

Depois de sete anos, voltei hoje a visitar o Airborne Museum Hartenstein, em Oosterbeek, o principal dos três existentes sobre a "Operação Garden-Market", que tornou-se uma das mais famosas e mais terríveis batalhas da II Guerra Mundial. Ela ocorreu entre 17 e 25 de setembro de 1944 e, se os aliados tivessem vencido, poderia ter abreviado a guerra em seis meses. Mas uma sucessão de erros levou à derrota e a perda de quase 2.000 soldados britânicos, americanos e poloneses, além de cerca de 1.500 alemães, e mais de 9.000 feridos de ambos os lados.
O museu localiza-se no antigo Hotel Harteinstein, em meio a vários bosques e grandes clareiras nas quais milhares de paraquedistas saltaram enquanto enormes planadores lançavam de paraquedas armas, veículos, munições e alimentos. O hotel foi construído em 1865 e, durante a ocupação alemã, foi o quartel-general dos alemães, sob comando do Walther Model. Quando foram expulsos os nazistas, o local virou QG da 1a Brigada Aerotransportada britânica, comandada pelo major-general Urquhart.

Em frente ao Museu, foto tirada no mesmo local mostra o general Urquhart.

Monumento doado pela Polônia agradece aos cidadãos holandeses que, correndo risco de morte, acolheram soldados em suas casas durante a retirada e os ajudaram a encontrar as linhas aliadas ao sul. 


Mapa indica algumas das pontes que seriam tomadas aos alemães, abrindo caminho para as tropas aliadas rumarem a Berlim, para acabar com Hitlter e a guerra, em setembro de 44.


O museu sobre a Batalha de Arnhem nos faz refletir sobre a estupidez da guerra, nos momentos em que Obama anuncia que irá invadir a Síria, sem autorização da ONU ou do seu próprio Congresso. Vai trocar sangue por petróleo, mais uma vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.