O museu localiza-se no antigo Hotel Harteinstein, em meio a vários bosques e grandes clareiras nas quais milhares de paraquedistas saltaram enquanto enormes planadores lançavam de paraquedas armas, veículos, munições e alimentos. O hotel foi construído em 1865 e, durante a ocupação alemã, foi o quartel-general dos alemães, sob comando do Walther Model. Quando foram expulsos os nazistas, o local virou QG da 1a Brigada Aerotransportada britânica, comandada pelo major-general Urquhart.
Em frente ao Museu, foto tirada no mesmo local mostra o general Urquhart.
Monumento doado pela Polônia agradece aos cidadãos holandeses que, correndo risco de morte, acolheram soldados em suas casas durante a retirada e os ajudaram a encontrar as linhas aliadas ao sul.
Mapa indica algumas das pontes que seriam tomadas aos alemães, abrindo caminho para as tropas aliadas rumarem a Berlim, para acabar com Hitlter e a guerra, em setembro de 44.
O museu sobre a Batalha de Arnhem nos faz refletir sobre a estupidez da guerra, nos momentos em que Obama anuncia que irá invadir a Síria, sem autorização da ONU ou do seu próprio Congresso. Vai trocar sangue por petróleo, mais uma vez...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.