sexta-feira, 18 de abril de 2014

CAMPING DIGITAL COMEÇA COM GRANDE PARTICIPAÇÃO

Com a participação de mais de 600 militantes petistas e ativistas da internet de vários Estados, começou nesta sexta-feira em São José dos Campos o Camping Digital, três dias de estudos e oficinas sobre o uso da internet na promoção de idéias políticas. A programação é intensa, incluindo palestras, debates e atividades práticas para que todos aprendam mais sobre o uso desta importante ferramente de comunicação que são as redes sociais, os sites e os blogs.
Parte do camping, lotado de jovens de vários Estados.

O primeiro dia serviu ao credenciamento dos participantes, embora muitos jovens tenham chegado na véspera para ficarem no amplo acampamento, devidamente protegido contra a possibilidade de chuvas. A partir das 9:00 hs, todos se distribuíram pelas tendas montadas num amplo espaço (pertence a um clube de campo) segundo seus interesses específicos. Nelas ocorreram oficinas como "Criar e gerenciar seu perfil no Facebook e no Twitter", a cargo de Kátia Figueira e Clareana Cunha; "A história da literatura marginal, da ditadura aos dias atuais", com Diego Miranda; "Grafite, estêncil e ativismo no muro", uma das mais movimentadas, com Caio Rodolfo e Alan Guilherme"; "Por que usar software livre?", com os especialistas Marcelo Marques e Sérgio Amadeu", e ainda "Lei de Acesso à Informação", com os juristas Lindalva Feitosa e Thiago Teixeira. Em todas houve debates, com bastante participação dos assistentes, tanto nas áreas teóricas como nas mais práticas.
Quem quisesse aprender "Como usar um editor de imagens" teve uma aula com Carlos Fernandes, que esclareceu muitas dúvidas e demonstrou na prática os detalhes deste importante trabalho. "Como fazer o seu blog acontecer"? Tenda G, com os conhecidos blogueiros Renato Rovai e Vinício dos Santos.
Depois do almoço, servido num amplo salão e com preços bastante acessíveis (R$ 9,00 pelo almoço e jantar, R$ 2,00 uma garrafa de água mineral, havendo também sucos, refrigerantes e cervejas, começou outra sessão de atividades.
O Camping Digital acontece num clube em São José dos Campos.

A programação está dividida em Núcleos, como o de Conteúdo, o de Debates Políticos; o de Tecnologia e o de Legislação. 
Na parte da tarde o clima ficou mais inflamado, com debates bastante disputados. Por exemplo, a mesa "O que é midialivrismo (de mídia livre) e suas ações", foi misturada com a exposição do presidente estadual da Comissão da Verdade, deputado estadual Adriano Diogo, enquanto se aguardava a chegada de Altamiro Borges, presidente do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé que falaria (e falou, um pouco atrasado por problemas na locomoção). Foi uma das sessões mais animadas no início da tarde.
Da mesma forma, a tenda que abrigou o debate sobre "Inovação nas redes e páginas de esquerda", que reuniu Pedro Felipe, Leila Farkas, Flávio Lomeu e Lucas Alkaid, esteve lotada do começo ao fim. Quase todos os debates têm durado um pouco mais do que o previsto. Alguns são programados para durar uma hora, outros, duas horas, mas todos se estendem devido ao grande interesse e às perguntas que surgem e são respondidas pelos membros das mesas. Ninguém sai sem estar esclarecido em suas dúvidas.
O presidente da Comissão da Verdade em SP, deputado Adriano Diogo, e o blogueiro Renato Rovai, editor da revista Fórum

Enfim, o primeiro dia do Camping Digital do PT foi um sucesso, que certamente se repetirá neste sábado e no domingo. Entre outras figuras conhecidas que participarão nesses dois dias restantes estão o ex-ministro das Comunicações, Franklin Martins, o jornalista Paulo Henrique Amorim, o presidente do Movimento dos Sem-Mídia, Eduardo Guimarães, e o escritor Fernando Morais.
Miro Borges, presidente do Centro Barão de Itararé de Mídia Alternativa, em tenda lotada.

O pré-candidato do PT a governador de São Paulo, ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, também é esperado, já que o evento faz parte da Caravana Horizonte Paulista, peregrinação que está sendo feita por todo o Estado de São Paulo em preparação da campanha eleitoral de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.