sexta-feira, 25 de abril de 2014

EVO MORALES AUMENTA SALÁRIO MÍNIMO DOS BOLIVIANOS

Bolívia eleva o salário mínimo em 20%


O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira um aumento do salário mínimo do país em 20%, revelou na terça-feira a BBC. O anúncio foi feito após negociações com representantes das principais federações sindicais e inclui um aumento de 10% do salário básico. Ambos aumentos superam a inflação, que, em 2013, foi de 6,5%.
Comemorada pelos sindicalistas, a decisão foi duramente criticada pela Federação de Empresários, afirmando que o setor foi solenemente ignorado nas negociações. Com a decisão, o salário mínimo para os setores público e privado vai subir de 1.200 bolivianos (R$ 389) para 1.488 bolivianos (R$ 483).
"Houve crescimento econômico, e é por isso que decidimos elevar o salário mínimo em 20%", disse Morales, segundo a BBC.
Negociações amargas
O líder da Central Boliviana do Trabalho, Juan Carlos Trujillo, disse que as negociações foram "amargas, geladas e pesadas". No fim, porém, os dois lados chegaram a um acordo. A Confederação dos Empreendedores Privados da Bolívia (CEPB) rejeitou o proposta, afirmando que os trabalhadores vão acabar pagando pela medida com o aumento dos impostos.
O diretor da maior organização patronal da Bolívia, Daniel Sanchez, afirmou que a decisão foi política e não econômica. Ele insinuou que o presidente Morales adotou a medida com o intuito de ganhar a simpatia do movimento sindical, já que ele concorrerá à reeleição em outubro.
https://br.noticias.yahoo.com/bol%C3%ADvia-eleva-sal%C3%A1rio-m%C3%ADnimo-20-201119413.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.