quinta-feira, 24 de abril de 2014

INVENTOR DO "WWW" ELOGIA MARCO CIVIL BRASILEIRO

Combatido pelos partidos de oposição, especialmente o PSDB e o DEM, o projeto de lei do Marco Civil da Internet acabou sendo aprovado por unanimidade pelo Senado, e foi sancionado, ou seja, entrou em vigor com a assinatura da presidenta Dilma Rousseff. 

Em São Paulo, onde ocorre o encontro NET Mundial com representantes de mais de 80 países, o próprio criador da web elogiou a nova legislação brasileira, inédita no mundo, afirmando que ela servirá de base para outros países formulares suas proprostas para a governança da rede. A matéria é da revista Carta Capital:


NETmundial

'Internet é serviço público essencial', diz criador da web

Para o físico britânico e cientista da computação Tim Berners-Lee, o tema deve ser abordado como uma questão de direitos humanos tradicionais
por Piero Locatelli — publicado 23/04/2014 12:58
O físico britânico e cientista da computação Tim Berners-Lee, criador da web, afirmou nesta quarta-feira 23, em São Paulo, que a internet se tornou em um “serviço público essencial” para a sociedade.
“Temos de abordá-la como abordamos direitos humanos tradicionais”, disse Berners-Lee, na abertura do NETmundial, o Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet. O encontro é organizado em uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net.
Segundo o criador da web, o Marco Civil da Internet, aprovado na véspera pelo Congresso e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, presente no evento, “é um exemplo do papel positivo que governos podem ter no avanço da web”. “Isso é incrível, mas temos um longo caminho pela frente.”
Para o cientista, é necessário manter a neutralidade da rede, livre de discriminação política ou econômica, e respeitar o direito à privacidade. Ressaltou, no entanto, que a internet não tem fronteiras e cresce além das nações.
Professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Berners-Lee é o criador da rede mundial de computadores. Em março de 1989, ele realizou a primeira proposta de criação do endereço www (word wide web) e, no ano seguinte, em parceria com um estudante, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/internet-e-servico-publico-essencial-diz-criador-da-web-9603.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.