sexta-feira, 11 de abril de 2014

SITUAÇÃO DE ZÉ DIRCEU É QUESTÃO HUMANITÁRIA

Filhos de Dirceu pedem ajuda para Comissão da Câmara

10 de abril de 2014 | 19h 57
DAIENE CARDOSO E EDUARDO BRESCIANI - Agência Estado
Atendendo a um pedido dos filhos do ex-deputado José Dirceu, o deputado Nilmário Miranda (PT-MG) apresentará na próxima semana um requerimento na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para que um grupo de deputados visitem o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O objetivo é checar se o condenado no processo do mensalão tem regalias no presídio, argumento utilizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para retardar a transferência de José Dirceu para o regime semiaberto.
Joana Saragoça e o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filhos de Dirceu, procuraram Miranda preocupados com as condições apresentadas pelo petista nos últimos dias e com o esgotamento dos recursos jurídicos para tirar Dirceu do cárcere. Eles alegaram que a saúde de Dirceu vem se deteriorando nos últimos dias. "Todos os condenados (do processo do mensalão) estão no semiaberto, menos José Dirceu. Eles acham que há violação de direitos e das normas de execução penal", afirmou Nilmário Miranda, que é ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e vice-presidente da comissão permanente da Câmara.
O requerimento seria apresentado hoje, mas por falta de quórum não pode ser levado à votação. Miranda disse que gostaria de formar uma comissão suprapartidária, com deputados de partidos que não compõem a base aliada do governo. Após a visita, um relatório sobre a visita seria encaminhado ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. "Não tem nenhuma conotação política, é uma questão de direitos humanos. A comissão não admite o uso partidário da comissão", disse o deputado.
Segundo Miranda, a comissão faz esse tipo de atendimento a outras famílias e que os deputados devem também visitar as mulheres dos presos vítimas da violência no Complexo de Pedrinhas, no Maranhão. "Eles (filhos de Dirceu) têm o direito de apelar e a Comissão de examinar", afirmou.
Zeca Dirceu argumenta que não há privilégios. "Ao contrário disso, meu pai tem sido perseguido e tido seu direito ao trabalho constantemente adiado", diz. Ele acredita que uma manifestação da comissão seria importante porque pelos meios judiciais a família tem encontrado dificuldades. "A justiça não está permitindo um direito ao meu pai e está usando subterfúgios com possíveis investigações sobre supostos privilégios que não são realidade", afirma. Zeca diz que seu pai está "abatido" e "desanimado" e nesta semana estaria, inclusive, com uma virose. O deputado não soube dizer se seu pai pediu algum atendimento relativo a sua saúde. 
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,filhos-de-dirceu-pedem-ajuda-para-comissao-da-camara,1152117,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.