quinta-feira, 13 de março de 2014

PARA MAL DOS CORONÉIS, SÃO FRANCISCO ESTARÁ INTEGRADO EM 2015

Integração do rio São Francisco será concluída em 2015 


O ministro da Integração, Francisco Teixeira, disse nesta quarta-feira (12), em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que a expectativa é de que todas as obras do Projeto de Integração do rio São Francisco, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sejam concluídas até dezembro de 2015. 


Agência Senado
O senador Inácio Arruda destacou as 38 ações socioambientais do projeto. “É importante destacar que os seres humanos e o meio-ambiente estão sendo respeitados". 
O senador Inácio Arruda destacou as 38 ações socioambientais do projeto. “É importante destacar que os seres humanos e o meio-ambiente estão sendo respeitados". 
O ministério prevê que 75% das obras serão concluídas até dezembro e que a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo acontece em dezembro de 2014. Segundo o governo, 55,5% do total previsto já estão concluídos.

“A meta é avançar em média 2% ao mês para que possamos chegar com 75% dessas obras concluídas até o final deste ano, e ficar os 25% (restantes) para o ano seguinte”, disse. O objetivo principal do projeto é garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que é vice-presidente da CDR, elogiou o projeto, que contempla ainda 38 ações socioambientais, como o resgate de bens arqueológicos e o monitoramento da fauna e da flora regionais. “É importante destacar que os seres humanos e o meio-ambiente estão sendo respeitados”, disse o parlamentar. 

O ministro ainda abordou problemas trabalhistas que estão ocorrendo nas obras, inclusive com greves no Ceará, alertando que isso faz parte do regime democrático. O senador Inácio, por sua vez, declarou seu apoio às reivindicações dos trabalhadores. “O Ministério do Trabalho está intermediando as negociações entre o sindicato dos trabalhadores e as empresas para que se chegue a um acordo rapidamente”, anunciou.

Estão em construção canais, aquedutos e barragens naquela que vem sem classificada pelo governo de “maior obra de infraestrutura hídrica do país”. Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto contempla 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino.

As obras incluem a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água e empregam mais de 9.200 trabalhadores.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=237619&id_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.