sexta-feira, 4 de março de 2011

DILMA TEM MAIS APROVAÇÃO QUE LULA, NA MESMA FASE

Publicado no Portal Vermelho

Após 45 dias no Planalto, a presidente Dilma Rousseff tem aprovação superior às obtidas por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, no começo de seus dois mandatos presidenciais. É o que revela a primeira pesquisa sobre a popularidade de Dilma, feita pelo Instituto Análise, do sociólogo Carlos Alberto de Almeida.

O levantamento ouviu mil pessoas e versa também sobre o efeito das pesquisas de opinião sobre a vontade do eleitorado. Para 50% dos brasileiros, o governo Dilma é “bom” ou “ótimo”. Neste mês de março, devem começar a surgir pesquisas de opinião dos grandes institutos. 

O Instituto Análise aponta, para Dilma, um índice melhor do que o Datafolha registrou sobre o governo Lula em fevereiro de 2003 e 2007, quando o ex-presidente iniciava, respectivamente, o primeiro e o segundo mandatos. Em 2003, Lula detinha 43% de aprovação pessoal. Quatro anos depois, após uma eleição difícil por conta do remanescente escândalo do mensalão, paradoxalmente Lula teve aprovação maior — de 48%. 

“A comparação é útil para se ter uma base para avaliar o patamar de aprovação da presidenta neste momento, após os primeiros movimentos de seu governo. Essa comparação deixa ver situação mais confortável de Dilma”, analisa Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania.

A série histórica do Datafolha revela que a guerra midiática contra Lula começou já em fevereiro de 2004, com o escândalo Waldomiro Diniz, o que fez com que a aprovação do ex-presidente caísse dos 43% do início de seu governo para 38%. Os índices iguais ou inferiores a 50% persistiram por todo o primeiro mandato.

A partir de 2007, apesar de a artilharia midiática contra Lula ter aumentado, os resultados na economia certamente respondem por boa parte de sua popularidade. O Brasil, em 2002, era a 14ª economia do mundo; hoje, os jornais informam que já é a 7ª. Contudo, tais resultados não explicam totalmente a disparada da aprovação pessoal de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.