terça-feira, 8 de março de 2011

EUA TORTURAM (INCLUSIVE) AMERICANO!

Além de torturar árabes e pessoas de várias nacionalidades em Guantánamo e outros campos de concentração, os Estados Unidos não poupam nem seus próprios cidadãos. O soldado Bradley Manning, acusado de fornecer documentos secretos ao Wikileaks, foi torturado nas primeiras semanas de sua prisão, e agora continua sofrendo vexames. Querem quebrar sua personalidade pela tortura, talvez para apresenta-lo como um louco no julgamento (quando virá?). 

Tá no Portal UOL:



Acusado de vazar dados ao WikiLeaks é forçado a dormir nu na cela

PUBLICIDADE
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
WikileaksO soldado Bradley Manning, preso pelo vazamento de documentos ao site WikiLeaks, está sendo forçado a dormir nu em sua cela, denunciou seu advogado, que alega ser uma punição por uma "piada sarcástica" do soldado sobre as condições de seu confinamento.
Manning permanece preso no centro penitenciário dos Corpo de Fuzileiros Navais em Quantico (Virgínia) desde junho de 2010, quando foi acusado pelas autoridades militares de descumprir o Código Militar ao supostamente vazar milhares de páginas de documentos secretos de guerra ao site WikiLeaks.
Um porta-voz do centro, sargento Brian Villiard, disse ao jornal "Washington Post" que Manning passou boa parte dos últimos oito meses dormindo apenas com uma cueca boxer por ser um prisioneiro com risco de se ferir.
Desde quarta-feira, contudo, os militares exigem que Manning retire também a cueca. "A intenção não é causar nenhuma humilhação ou vergonha", disse Villard. "A intenção é garantir a segurança do detento e garantir que ele seja capaz de ir a julgamento".
Questionado pelo jornal, contudo, Villiard alegou regras de proteção de prisioneiros para não explicar exatamente como Manning poderia impor risco ao próprio bem-estar com sua cueca. Ele disse apenas que as circunstâncias exigem a medida, que valerá até a próxima semana --quando será revisada.
O advogado de Manning, David E. Coombs, disse acreditar que a ordem é punitiva e que está preocupado com o bem-estar de Manning.
"O soldado Manning foi obrigado a fi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.