quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

FIFA ACREDITA: BRASIL PODE TER UMA DAS COPAS MAIS INCRÍVEIS

O Fan Fest permite a quem não tem ingresso viver de perto a Copa. O custo de sua organização, muitas vezes, é inferior ao do Carnaval
Ataques à Fifa com base em informações equivocadas e incompletas e até mesmo a propagação de mitos têm sido frequentes na preparação da Copa no Brasil.
Encaramos isso de maneira profissional, analisando as críticas e dialogando de forma franca.
Lamentamos que alguns formadores de opinião não estão interessados em mostrar os aspectos positivos da realização da Copa ou usam o torneio em benefício de suas próprias agendas. Há ainda os que criticam por criticar, sem entender a complexidade da organização do maior evento esportivo do planeta.
Apesar de tudo, esperamos a mesma abertura que nós damos às críticas da parte de quem as profere e se preocupa em informar de maneira equilibrada e justa. Lamentavelmente, não foi isso que vimos na carta aberta que foi endereçada a mim pelo colunista da Folha Xico Sá ("Carta a messiê Jérôme", "Esporte", 22/2).
A Copa do Mundo é uma parceria entre a Fifa e o país-sede, e o governo federal sempre foi enfático --e nós concordamos plenamente-- quanto à importância de incluir os brasileiros no megaevento.
Isso vale não apenas para ingressos acessíveis e com desconto, mas especialmente para aqueles que não têm ingressos e querem viver de perto a Copa do Mundo da Fifa. É essa a oportunidade que proporciona o Fan Fest (evento com telões e shows musicais para acompanhar os jogos).
No mundo real, contratos são importantes. Eu tenho certeza de que você, Xico, não apreciaria se um cliente ou empregador se comportasse de maneira diferente ao que foi combinado e assinado.
Gostaria de lembrá-lo que ninguém forçou o Brasil a sediar a Copa do Mundo da Fifa de 2014. O Brasil se candidatou e, ao se informar sobre os requisitos, as autoridades prontamente concordaram e assinaram compromissos.
No entanto, e ao contrário do que o senhor escreveu, a Fifa tem agido de forma bastante flexível. No que diz respeito aos Fan Fests especificamente, a Fifa tem trabalhado em estreita cooperação com as sedes para garantir que os custos sejam reduzidos ao mínimo.
Os custos de organização de um Fan Fest com 32 dias são, em muitos casos, menores do que o que é gasto em uma festa de Réveillon ou com o Carnaval e festas regionais, sem, é claro, questionar o mérito de tais eventos.
A Fifa está fornecendo um apoio financeiro significativo ao contribuir com todos os equipamentos de infraestrutura dos Fan Fests, incluindo telão de alta qualidade, palco, som e iluminação, além de promover as sedes internacionalmente, resultando no equivalente a milhões de dólares em exposição da imagem do Brasil e das respectivas cidades.
O melhor de tudo, ainda que pareça não interessar à imprensa, é que as sedes podem cobrir todos os custos por meio da geração de renda, por exemplo, com os lucros dos restaurantes, sem necessidade de limitar os produtos à venda aos dos patrocinadores da Fifa. Isso proporcionou um enorme retorno financeiro nos Fifa Fan Fests anteriores.
A Fifa vem trabalhando em conjunto com o país-sede, as cidades e os Estados nos últimos cinco anos e nunca tivemos qualquer dúvida de que todos estão comprometidos com a realização de uma Copa de sucesso, com Fan Fests inesquecíveis, porque entendem o retorno de imagem e o ambiente de festa que eles proporcionam à população.
Estamos empenhados na realização de eventos à altura das expectativas dos torcedores, que são quem realmente merece essa festa. E estamos confiantes de que brasileiros têm a capacidade e o desejo de organizar uma das Copas mais incríveis de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.