terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MEU AMIGO PIVA MOSTRA A CENSURA DO UOL SOBRE A VENEZUELA

Piva e os critérios do UOL para liberar comentários sobre a Venezuela

26/02/2014 | Publicado por Renato Rovai em Política 
Texto publicado no Facebook pelo meu amigo Marco Antônio Piva. Vale a leitura. E valeria também muito a pena que o UOL explicasse seus critérios. 

A enviada especial da Folha a Caracas, Sylvia Colombo, denuncia um possível bloqueio de acesso às redes sociais promovido pelo governo venezuelano (“Governo venezuelano bloqueia acesso a redes sociais”, 24/02/14). O governo nega. Mas, em nenhum momento, cita uma parte importante dessa “guerra digital”: o uso de falsificações grosseiras de imagens de repressão a manifestações ocorridas em outros países e que são atribuídas às forças policiais do governo de Nicolás Maduro. Para contribuir com a formação de uma opinião mais isenta e imparcial, essa informação garantiria um “outro lado” da história, sem prejuízo da chamada principal. Decidi levar o assunto na seção “comente a reportagem”.
Para minha surpresa, apareceu a seguinte mensagem: “O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Confirmar. Caso queira editar o seu texto novamente, clique em Cancelar.”
Mais adiante, o UOL indica alguns critérios importantes para a publicação de comentários e com os quais estou plenamente de acordo:
Respeite os demais leitores e não publique conteúdo ofensivo:
- Evite o uso de expressões com todas as letras maiúsculas;
- Mensagens que desrespeitem as regras estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação;
Meu comentário foi considerado suspeito e precisa de moderação prévia. Vamos a ele: “Ativistas da oposição venezuelana tem postado mensagens com evidentes manipulações de fotos de repressão e crueldade ocorridas em outros países, inclusive no Brasil. As imagens, todas elas chocantes, são atribuídas ao governo de Nicolás Maduro. Na matéria da enviada especial da Folha, nenhuma menção a esse fato, o que é uma pena porque revelaria um “outro lado” do uso das redes sociais nesses dias de turbulência política naquele país. Se quiserem, posso enviar alguns exemplos”.
Agora, a título de comparação, leiam alguns comentários publicados no mesmo espaço e tirem sua própria conclusão sobre o conceito de liberdade de imprensa existente no Brasil:
Rcasa (1321) ontem às 09h23
Típico de desgovernos autoritários/truculentos/antidemocráticos!!!! Ele é aliadíssimo do desgoverno federal do PTruculento.
Spina (1350) ontem às 09h13
Os ditadores temem as rede sociais porque os cidadãos se manifestam livremente. O Nicolás está apodrecendo e logo cai, é questão de horas.
borges (2777) ontem às 09h06
A Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fecharam contratos sem licitação de R$ 200 mil e R$ 350 mil, respectivamente, com entidade ligada ao Movimento dos Sem Terra para evento realizado no 6.º Congresso Nacional do MST. O evento, há duas semanas, terminou em conflito com a Polícia Militar na Praça dos Três Poderes que deixou 32 feridos, sendo 30 policiais. Houve, ainda, uma tentativa de invasão do Supremo Tribunal Federal.
pettirosso (15) ontem às 08h38
Agora o sanguinário já está “Maduroescendo”. Pegou o gosto pelo sangue!
Jader Matias (6587) ontem às 08h19
Tente indicar uma única coisa boa e gratuita que veio de algum país comunista! Não existe, não há. O que há é tecnologia para tentar impedir as coisas boas que vem dos EUA, Israel, Reino Unido… O que há é tecnologia para ganhar eleições sempre mesmo quando 80% da população é contra… Nisso são especialistas!
carvalho ontem às 07h55
Uma verdadeira vergonha na america latrina, na fila acompanha o equador, brasil e argentina
DETESTO CORRUPÇÃO (1880) ontem às 06h20
venezuela, o BRASIL DE AMANHÃ. ANARQUIA, ÓDIO, CORRUPÇÃO, IMPOSIÇÃO, MENTIRAS, DESVIOS DE DINHEIRO PUBLICO PARA OUTROS PAISES. venezuela. É A CARA DO BRASIL —logo, logo. Que DEUS nos prote.
Não ficaria surpreso deste pessoal propor fazer fazer algo parecido aqui…
http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/02/26/piva-e-os-criterios-do-uol-para-liberar-comentarios-sobre-a-venezuela/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.