quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

REVISTA ALERTA PARA CORRUPÇÃO NA COPA E OLIMPÍADA

Reportagem da Revista Caros Amigos mostra o que realmente está por traz da Copa e das Olimpíadas
A Caros Amigos mostra em reportagem de Débora Prado que a preparação das cidades brasileiras para a Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, já apresenta inúmeros problemas. Entre eles, obras aprovadas sem licitação e ameaças de despejos de milhares de famílias.

Como na grande mídia, há pouco ou nenhum espaço para importantes questionamentos ligados aos megaeventos, a Caros Amigos conversou com moradores das cidades sedes dos eventos, professores, pesquisadores, intelectuais, parlamentares e integrantes dos movimentos sociais para tentar responder o que realmente representa esta preparação? Como o capital atraído para sua realização é distribuído? Como são planejadas as reestruturações urbanas? Quem ganha e quem perde com estes processos?
Entre outros fatos a reportagem traz a informação de que somente na noite do dia 24 de novembro, o Senado Federal aprovou duas medidas provisórias destinadas especificamente à realização da Copa e Olimpíadas. Uma delas ampliou o limite de endividamento dos municípios em operações de crédito destinadas ao financiamento de infraestrutura para os eventos. Além disso, houve isenção fiscal para a importação de materiais que serão usados nos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.