sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SÃO PAULO TEM UM DOS METRÔS MAIS CAROS DO MUNDO!

AGORA VAMOS COMPARAR OS METRÔS?
  • METRÔ DE LONDRES, tem 415 kms de trilhos - para atender uma população de 19,8 milhões de habitantes - com 11 linhas,270 estações, transportando 2,95 milhões de passageiros/dia - com a média de 7.108 passageiros por km - tarifas: clique aqui
  • METRÔ DE NOVA IORQUE, tem 398 kms de trilhos, para atender uma população de 30,4 milhões de habitantes - com26 linhas468 estações, transportando 5,6 milhões de passageiros/dia - com a média de 14.070 passageiros por km - tarifas: clique aqui
  • METRÔ DE MADRÍ, tem 283 kms de trilhos, para atender uma população de 8,1 milhões de habitantes - com 12 linhas e293 estações, transportando 2,5 milhões de passageiros/dia com a média de 8.809 passageiros por km - tarifas: clique aqui
  • METRÔ DE TÓKIO, tem 195,1 kms de trilhos, para atender uma população de 44,8 milhões de habitantes - com 9 linhas e179 estações, transportando 6,2 milhões de passageiros/dia - com a média de 31.794 passageiros por km - tarifas: clique aqui
  • METRÔ DE PARÍS, tem 211 kms de trilhos, para atender uma população de 13,3 milhões de habitantes - com 16 linhas e380 estações, transportando 4,0 milhões de passageiros/dia - com a média de 19.126 passageiros por km - tarifas: clique aqui
  • METRÔ DE SÃO PAULO, tem 61 kms de trilhos, para atender uma população de 30,8milhões de habitantes - com 4 linhas e 55 estações, transportando 3,7 milhões de
    passageiros/dia - com a média de 60.655 passageiros por km.
CONCLUSÃO:
Quando o PSDB assumiu o governo de São Paulo, em 1995, a rede metroviária tinha 43,4 kms de extensão. Atualmente, tem 62,3. Nesses 15 anos, o metrô avançou apenas 18,9 kms - o que indica um crescimento de apenas 1,26 kms ao ano.
Entre as grandes capitais do mundo, a rede paulistana, só é maior que a de Buenos Aires, mas transporta quatro vezes mais passageiros por km instalado. E aí podemos observar que o metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo, chegando a transportar até DEZ PASSAGEIROS por metro quadrado, quando o "aceitável" são quatro passageiros e o "tolerável", seis.
Quando forem inauguradas, sabe Deus quando, a Linha 4 (amarela), que já teve a data de inauguração adiada por 8 vezes, e o prolongamento da Lina 2 (verde), a rede paulistana contará com 78 kms, o que dará um crescimento médio de 2,3 kms ao ano em 2010, a contar de 1995.
Se mantida essa média, para o Metrô de São Paulo, chegara aos 200 kms de trilhos, levará mais 60 anos, ou seja, só em 2070.
No quesito "tarifas" - usando a análise, razão e proporção, este blogueiro, especialista em nada, chega à conclusão que as passagens de metrô e São Paulo, de fato, pela qualidade de serviço prestado, pela extensão coberta e pelo número de passageiros transportados por m2, sem dúvidas, temos aqui, o metrô com as passagens, MAIS CARAS DO MUNDO!!!

Um comentário:

  1. Prezado Antonio,

    Sou Paulinho do "blog do paulinho" - lí seu livro "A Imprensa x Lula" - muito legal, pertinente, um belíssimo trabalho que já indiquei para vários amigos.

    Quero agradecer sua visita ao meu blog bem como agradecer pelo fato de "repicar" meu texto sobre metrô SP. Vamos trocando figurinhas.

    Parece que vc mora na Holanda? Tenho um casal de amigos brasileiros que trabalham na Rádio Nerdland - são correspondentes no Brasil.

    ResponderExcluir

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.