sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CONHEÇA ALGUNS ROBÔS CONTRATADOS PELA DIREITONA-BURRA, NO FACE

Perfis falsos impulsionam boatos contra o PT no Facebook

Por Renato Rovaisetembro 25, 2014 12:23
Da possibilidade do segundo turno à realidade da terceira posição, a campanha do candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves está intensificando a guerra virtual nas redes sociais. Tudo indica que o tucano está recorrendo a perfis actantes no Facebook com o objetivo de alavancar ações com falsas informações contra o PT.
Vamos a um exemplo pra que o leitor entenda melhor o funcionamento da estratégia. O perfil “Carlos Mossy” na publicação abaixo diz que Joaquim Barbosa “aceitou” ser ministro da Justiça de Aécio. A mensagem conta com um número muito alto de compartilhamentos (67.386) em relação às curtidas (6.649) e comentários (apenas 192), ou seja, uma discrepância enorme.
3
Passemos para o perfil Ricardo Schindler Freitas. Neste caso, a desconexão entre o número de compartilhamentos, curtidas e comentários é ainda mais nítida. A publicação do vídeo do senador Eduardo Supliçy comentando sobre o caso do Mensalão possui 82.060 compartilhamentos, e só 2.089 curtidas e 242 comentários. A mensagem ainda conta com diversos links contra o PT e que alavancaram ações de Aécio Neves.
1
Outro perfil que também age da mesma forma é o Sérgio Oliveira, que difunde o boato de que intenções de voto de Aécio Neves são adulteradas em formulários das pesquisas do Ibope. A publicação tem 7.434 compartilhamentos, 1.371 curtidas e 263 comentários.
2
É muito interessante ver como esse tipo de prática pouco ética e de um nível bastante questionável tem se disseminado quase como um mantra em algumas campanhas. Nos estados, isso ganha contornos ainda mais absurdos do que na disputa para a presidência da República. No Maranhão, a rede foi utilizada pra iniciar a disseminação de um vídeo acusando o candidato do PCdoB, Flávio Dino, de ter assaltado um carro forte e até um presidiário foi usado como testemunha na ação.
A disseminação de falsas informações com impulsionamento por robôs virou uma forma de fazer campanha. E hoje há empresas que se especializaram neste tipo de picaretagem.
(Colaboraram para a produção deste post Carolina Rovai e Guilherme Franco,)
http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/09/25/perfis-falsos-impulsionam-boatos-contra-o-pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.