terça-feira, 9 de setembro de 2014

EXEMPLOS DE CRIMES ELEITORAIS EXPLÍCITOS DA RÁDIO JOVEM PAN

"Pense nisso, eleitor, na hora de apertar o botão".
Esta frase constitui um pedido, uma sugestão, uma conclamação a uma determinada forma de votar. É propaganda, tal qual a frase "Por isso, vote em fulano", ou "Se você entendeu o que eu lhe expliquei, vote no número tal".
Pois esta é apenas uma das frases-clichê que o jornalista Reinaldo Azevedo repete diariamente, várias vezes ao dia (porque seus comentários são repetidos até durante a madrugada), logo após lançar pesadas críticas e acusações à presidenta-candidata Dilma Rousseff - e só a ela.
O discurso da Jovem Pan, pela voz fanhosa de Reinaldo (mais conhecido como Rei do Esgoto, pelo seu blog no sítio do panfleto fascista "veja") é repetido por todos os locutores e jornalistas da emissora. As análises econômicas são tenebrosas, anunciando um desastre caso Dilma seja reeleita, ou que seria herdado por qualquer de seus possíveis sucessores. Não importam os números, os dados: o Brasil vive um desastre.
Por exemplo, neste dia 9 a "comentarista econômica" dizia que desde maio o Brasil vivia uma deflação, o que era um sinal de falência, de profunda crise. No último mês, registra-se uma subida de preços de 0, 25%, e isso significa que a inflação está fora de controle! A Bolsa estava em queda, dias atrás, e isso era péssimo sinal do fracasso do governo Dilma; quando voltou a subir, isso também é extremamente negativo, e Dilma é a única responsável...
Não é verdade que isso seja Jornalismo, e que alguma crítica ou punição signifique Censura.
A rádio Jovem Pan é uma concessão de serviço público, por prazo certo e em caráter precário. Ela tem que obedecer leis e regras, uma das quais é não se prestar a ser veículo de um partido político, ocultando fatos positivos sobre os demais, enfim, manipulando a informação, que é um direito do concessionário - o Povo, em última instância.
Tampouco é permitido fazer propaganda durante a campanha fora do horário eleitoral e das inserções diárias a que os partidos têm direito. Isso é Lei, não é minha opinião. Mesmo entrevistas e debates com os candidatos têm que obedecer a normas rígidas estabelecidas pelo Superior Tribunal Eleitoral.
É tudo isso  que a Rádio Jovem Pan está fazendo, na cara dos promotores eleitorais, dos juízes, dos advogados dos partidos e dos candidatos. Pura propaganda, como se fora um serviço de alto-falantes colocado na janela de um comitê eleitoral da direita, voltado para quem passa pela praça.
Segundo Reinaldo e seus comparsas na Jovem Pan - e cito palavras usadas por eles, ouvidas, talvez, por milhões de ouvintes - a Presidenta Dilma é uma "bandida" e "bate carteira"; o PT só tem "bandido", "ladrão"; e a Petrobrás é dirigida por "uma quadrilha". Censurá-los? Nunca!
O que seria justo e democrático seria dar-lhes a oportunidade de provarem o que dizem nos tribunais. certamente eles merecem tal oportunidade...

Um comentário:

  1. Tinha que processar esses lacaios.pagos pra promover a desordem se aproveitando dos complexos de ex pobres e preconceito ,burrice dosbhipócritas doutrinados por esses fascistas.Nunca ouvi esse elemento que pra mim ta precisando de uma intervenção militar pra sossegar a tarraqueta dele esse tipo de bicha reprimida
    age assim..Essa gente vazia e oca que segue a seita usa do mesmo baixo calão dele para agredir nas redes sociais.PT para de ser coagido .cadeia nesses fascistas

    ResponderExcluir

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.