247 – Uma nova arbitrariedade surge no caso do avião usado pela campanha do PSB e que caiu com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. No contrato de compra do jato da Cessna, firmado em 15 de maio de 2014, por US$ 8,5 milhões (R$ 19 milhões), não consta o nome do comprador. O documento também não foi registrado em cartório.
O avião pertencia a Alexandre e Fabrício Andrade, donos do grupo A. F. Andrade, de Ribeiro Preto (a 313 km de São Paulo), uma das maiores usinas de álcool no país, hoje em recuperação judicial, com dívidas de R$ 341 milhões.
No lugar da assinatura, o nome do novo proprietário aparece ilegível.
O empresário pernambucano apontado como o comprador, Joo Lyra
de Mello Filho, não quis reconhecer se a assinatura era dele.
Um inquérito da Polícia Federal apura que o Citation PR-AFA foi
objeto de pagamentos de R$ 1,7 milhão à usina AF Andrade por seis
CNPJs, em 16 transferências. No grupo de empresas, aparece a
Geovane Pescados, que seria uma peixaria na periferia de Recife,
mas é fantasma, com doação de R$ 15,5 mil. Já a Leite Imobiliária,
que pertenceria ao dono de factoring Eduardo Ventola, fez pagamento
de R$ 710 mil. Ele seria o principal pagante pelo avião.
Marina Silva também viajou na aeronave. O procedimento é irregular
e fere lei eleitoral.
O governo de Pernambuco também concedeu benefícios fiscais para
a empresa Bandeirantes Companhia de Pneus Ltda. – suspeita de irregularidades na negociação para a compra do jato.
No entanto, o vice na chapa do PSB à Presidência, o deputado federal
Beto Albuquerque (PSB-RS), insiste em dizer que as suspeitas em
torno do jato com o comitê de Eduardo Campos "não são problema"
do partido.
Leia
aqui reportagem de Mario Cesar Carvalho sobre o assunto.
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