SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SÃO PAULO, O AUTOR NA PRAÇA, INSTITUTO HENFIL E CURSINHO HENFIL E celebram os 70 anos de HENFIL em São Paulo
Se estivesse vivo, o cartunista HENFIL, criador de personagens como Graúna, Os Fradins e Zeferino e outros, teria completado 70 anos no dia 5 de fevereiro de 2014. Para celebrar a vida deste gênio e expoente maior do humor gráfico brasileiro, o projeto “O Autor na Praça”, em parceria com o Instituto Henfil, Cursinho Henfil (Henfil – Educação e Sustentabilidade), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no estado de São Paulo e Associação dos Cartunistas do Brasil promovem em São Paulo eventos em homenagem ao “Rebelde do Traço” (título da biografia escrita por Dênis de Moraes). A celebração começou no sábado, dia 31 de maio no Espaço Plínio Marcos na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto e continua na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Rua Rêgo Freitas, 530 - sobreloja no centro - SP. Hoje, dia 2 de junho haverá a abertura da exposição "Henfil 70 anos - Morro mas meu desenho fica" e estão programadas outras atividades nos dia 5 e 6 de junho, enquanto a exposição permancerá na sede do sindicato até 30 de junho. Veja a programação e outras informações abaixo:
Na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – De 2 a 27 de junho.
- Dia 2 de junho, segunda-feira, as 19h30 – abertura da exposição de 22 banners com tirinhas e charges do cartunista Henfil que foi montada em fevereiro no Museu da República no Rio de Janeiro, permanecerá no Sindicato até 27 de Junho. Na ocasião haverá uma mesa de bate papo com Ivan Consenza (Filho de Henfil), Rose Nogueira (jornalista e amiga do cartunista), José Augusto de Oliveira Carmo, “Guto” (presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Mateus Prado (presidente de Honra do Henfil – Educação e Sustentabilidade - Cursinho Henfil). As revistas da Coleção Fradim estarão disponíveis para venda durante o evento. São 31 revistas que foram relançadas este ano como parte da comemoração dos 70 anos do cartunista. Todas foram publicadas originalmente pelo Henfil ao longo da década de 1970, com coletâneas de historinhas dos fradins Cumprido e Baixim e da Graúna junto com a Turma da Caatinga. Junto com a exposição haverá uma mostra de charges e textos do Henfil que fazem parte do acervo do Sindicatos dos Jornalistas.
- Dia 5 de junho, quinta-feira, as 19h30 – Mesa de bate papo sobre o cartunista Henfil e sua arte, com a presença de seu amigos e cartunistas JAL (presidente da ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil), Claudio Oliveira (lançado por Henfil), José Luis Ohi e Paulo Caruso.
- Dia 6 de junho, sexta-feira, exibição dos filmes:
18h30 – Henfil - Profissão Cartunista, direção de Marisa Furtado de Oliveira
19h30 – Tanga – Deu no New York Times, escrito, roteirizado e dirigido por Henfil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.