domingo, 1 de junho de 2014

SEGURANÇA NA COPA - BRASÍLIA TERÁ 15 MIL HOMENS

Plano Operacional de Segurança para Copa em Brasília conta com 15 mil profissionais


23/05/2014 19:29

Forças de segurança, órgãos de inteligência e Forças Armadas divulgam detalhes das operações que serão realizadas na capital federal
Quase 15 mil profissionais de forças de segurança e órgãos de inteligência dos governos Federal e do Distrito Federal e das Forças Armadas. Esse será o efetivo do Plano Operacional de Segurança para a Copa do Mundo em Brasília. Os detalhes da chamada Operação Copa foram apresentados nesta sexta-feira (23.05), durante coletiva de imprensa na capital federal.
Coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), a operação está dividida nos eixos de segurança pública, inteligência e defesa. Entre as principais ações está o policiamento, durante 24 horas por dia, do Estádio Nacional Mané Garrincha, da Fan Fest e das imediações dos dois locais. Além disso, 164 câmeras estarão distribuídas em pontos-chave do Distrito Federal.
O secretário de Segurança Pública em exercício, Paulo Roberto Batista de Oliveira, destacou a eficiência das operações efetuadas no último ano nos dias de jogos no estádio. E falou sobre a escolha do Taguaparque, distante 25 quilômetros do centro de Brasília, para sediar da Fan Fest.
“As forças de segurança do DF estão acostumadas a atuar no Taguaparque, que tem fluxo intenso durante o Pentecostes”, afirma o secretário, referindo-se à celebração católica que costuma reunir 2 milhões de fiéis no local a cada edição.
Roberto falou ainda com detalhes sobre as operações de interdição do trânsito, estacionamentos, área de imprensa e mobilidade urbana. O secretário ressaltou ainda que boa parte dos profissionais envolvidos na Operação Copa trabalha em conjunto desde 2013, ano de inauguração do Mané Garrincha.

Tranquilidade para todos

Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Exército garantiram que o planejamento das operações de segurança não está restrito aos locais que serão mais utilizados durante a Copa. De acordo com Roberto, o policiamento estará presente em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. “Nossa preocupação é garantir a tranquilidade de todos, não só dos turistas”, afirma.

Integração nacional

O CICCR em Brasília integra uma estrutura distribuída pelas 12 cidades-sede. Cada capital abriga um centro regional, cujas ações são coordenadas e acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN). O Rio de Janeiro abriga também o Centro Integrado de Comando e Controle Alternativo, de prontidão em caso de indisponibilidade do CICCN. E Brasília é o local de operação do Centro de Cooperação Policial Internacional.

Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/plano-operacional-de-seguranca-para-copa-entra-em-brasilia-conta-com-15-mil-profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.