Por: Agência PT, em 15 de julho de 2015 às 20:51:57
A extrema direita brasileira promove uma campanha para “criminalizar o PT porque não pode aceitar a liderança de homens e mulheres que não são da sua entranha”, analisou, na terça-feira (14), o ex-presidente do Uruguai José Mujica, em seu programa de rádio.
Para o ex-presidente uruguaio, a oposição utiliza a grande mídia para atacar o PT e confundir a população.
“Há uma dura, frenética e pensada campanha da extrema direita que procura criminalizar o PT, a senhora presidente e Lula”, declarou.
Segundo Mujica, a criminalização começou “há mais de dois anos” e utiliza a “artilharia” dos grandes meios de comunicação para prejudicar o partido e o governo.
Para o ex-presidente, as manifestações em São Paulo contra a gestão de Dilma Rousseff e os pedidos de cassação expõem um Brasil “conservador” e “reacionário”.
Na defesa do trabalho do PT ao longo dos últimos 12 anos no governo, Pepe Mujica, como é conhecido, salientou o empenho da gestão petista em melhorar as condições de vida dos brasileiros e ressaltou que apesar dos avanços de inclusão social, ainda há “muito pela frente”.
“Tirar 40 milhões de cidadãos da miséria. É isso o que significou o governo do PT e principalmente o impulso de Lula, assinando talvez em termos quantitativos a maior façanha da história econômica da América Latina, se por façanha se entende como vivem as pessoas e não simplesmente números, papéis”, avaliou.
Mujica demostrou ainda apoio ao PT ao declarar que “está com aqueles que dentro do Brasil lutam pela igualdade, pelo desenvolvimento, por compartilhar a riqueza, por fazer crescer a justiça social e por multiplicar a irmandade entre os povos latino-americanos”.
O ex-presidente uruguaio usou a metáfora “lição imperial” para classificar a extrema direita e disse que “não podemos ser neutros” em relação a tentativa da oposição em plantar um golpismo no país.
“Esse ranço capitalista do Brasil imperial não pode aceitar a liderança de homens e mulheres que não são de sua entranha, mas definitivamente tendem a ser e representar as imensas maiorias”, disse.
Para Mujica, os avanços realizados no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva incomodam a extrema direita que tenta “obscurecer a façanha” do legado deixado aos brasileiros.
Por Michelle Chiappa,