quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

JUSTIÇA 1 x JOAQUINZINHO "PLIM-PLIM" 0

STF absolve Zeca Dirceu e Lindbergh Farias

Em sessão sem a presença de Joaquim Barbosa, ministros absolvem deputado filho do ex-ministro José Dirceu e arquivam processo contra senador petista. Eles seguiram recomendação da Procuradoria-Geral da República

Pedro França/Ag. Senado
Pré-candidato ao governo do Rio, senador foi absolvido em ação penal, mas ainda responde a inquéritos no Supremo
O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu hoje (6), por unanimidade, dois parlamentares do PT: o senador Lindbergh Farias (RJ), pré-candidato a governador do Rio de Janeiro, e o deputado Zeca Dirceu (PR), filho do ex-ministro José Dirceu. O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, não participou da sessão. O arquivamento das acusações foi recomendado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que concluiu não haver indícios do envolvimento dos dois petistas com os crimes que lhes eram atribuídos.

Zeca Dirceu foi absolvido da acusação de crime eleitoral. “Não existe justa causa para o recebimento da denúncia”, escreveu o procurador, ao propor a rejeição da denúncia. De acordo com o inquérito, o deputado era acusado de ter usado camiseta com propaganda eleitoral, cumprimentado eleitores e pedido votos em uma zona eleitoral de Campo Mourão (PR), em um colégio, no dia da eleição que o levou à Câmara, em 2010.
Segundo Janot, mesários ouvidos durante as investigações atestaram que Zeca foi ao colégio para gravar entrevistas para um vídeo, mas só após o encerramento da votação, quando não havia nenhum eleitor no local.
O relator do caso, Luis Roberto Barroso, e o decano, Celso de Mello, propuseram aos demais ministros não apenas rejeitar a denúncia, como absolver o deputado paranaense.
Lindbergh respondia a uma ação penal na qual era acusado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro de não ter enviado os dados solicitados para uma investigação. O senador argumentou que não respondeu à Justiça porque não recebeu o pedido de informações. Os ministros decidiram, então, seguir o parecer do procurador e arquivar o processo por falta de indícios de crime.
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/stf-absolve-zeca-dirceu-e-lindbergh-farias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.