sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

EMOÇÃO NA HOMENAGEM A JOSÉ ALENCAR


No dia que São Paulo completa 457 anos de fundação, a homenagem da cidade foi para o ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele recebeu a Medalha 25 de Janeiro entregue pela presidenta Dilma Rousseff que, no discurso, destacou que participava da cerimônia como Presidenta da República, mas sobretudo como cidadã brasileira “para homenagear uma pessoa de tão profunda dimensão humana que todo o nosso povo aprendeu a respeitar, admirar e amar sem limites”.

“Eu tenho certeza de que cada brasileira e brasileiro deste imenso país gostaria de estar agora em São Paulo – esta cidade-síntese do espírito empreendedor do país que completa hoje 457 anos de existência – para entregar junto conosco a Medalha 25 de Janeiro ao nosso eterno vice-presidente da República, José Alencar.”

A presidenta Dilma destacou também que o país inteiro tem assistido “a luta tenaz de um homem que sobrevive com honradez e energia, e é exemplo de dignidade para cada um de nós”. Ela enfatizou que José Alencar é um exemplo para as novas gerações e lembrou a oportunidade que teve de conviver com ele durante os oito anos do governo Lula.

“Ele foi um parceiro nesta trajetória. Experimentei com José Alencar esta experiência. Convivi com ele na sua generosidade. Seu espírito crítico, sua capacidade de ajudar cada um de nós no desafio de fazer o Brasil voltar a crescer…”

Dilma Rousseff falou da importância de São Paulo, uma das cidades mais desenvolvidas do país, que está no rumo certo e atribuiu este resultado àquilo que foi construído no governo do presidente Lula e do vice José Alencar. A presidenta agradeceu à equipe médica – liderada pelo cardiologista Roberto Kalil, do Hospital Sírio-Libanês – e explicou que a homenagem deve ser compartilhada com Mariza Gomes da Silva, mulher de Alencar. A presidenta também disse ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que o governo federal manterá os investimentos na cidade. Para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Dilma assegurou o interesse em manter a parceria.

“E que seja aqui em São Paulo que esta medalha esteja sendo entregue ao José Alencar, porque justamente aqui, em que nós temos um dos estados mais desenvolvidos do nosso país, mas ao mesmo tempo temos tantos desafios em relação à situação do nosso povo mais pobre, justamente aqui, nessa medalha nós podemos depositar a esperança de que o nosso país está no rumo certo.”

Bem-humorado, Alencar discursou antes da presidente, quando descreveu a emoção pela homenagem. Ele disse da luta que vem tendo contra o doença e lembrou que nos últimos três meses permaneceu mais dias internado no hospital do que em sua residência, seja em Brasília ou em São Paulo. Alencar agradeceu à população pelas orações, e numa demonstração de força religiosa, sentenciou que cabe a Deus o rumo de sua vida.

"As coisas estão indo bem porque nós estamos vencendo as dificuldades. Deus é superior a esta força. Deus é quem sabe. Estou num momento que costumo pensar…Tenho pensado que se eu morrer agora é um privilégio para mim. A situação é tão boa. Tá bom demais. Não posso me queixar. Eu tenho que fazer minha parte. Estamos vencendo com a força de todos. Seja qual for o resultado, será uma vitória nossa.”

José Alencar disse que quando soube que a cerimônia de entrega da medalha contaria com as presenças da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula, isso o deixou ainda mais motivado para comparecer ao local da homenagem. Ele disse que foi preparado um discurso por assessores, mas que preferiu falar de improviso pois diria as palavras “com o coração”.

Ele lembrou também que como ex-vice-presidente pôde vivenciar as cenas cotidianas de São Paulo. Segundo ele, sem os comboios presidenciais teve oportunidade de constar os carros de luxo que circulam pelas ruas da cidade, uma prova da melhoria do poder aquisitivo dos cidadãos. Após a cerimônia, José Alencar retornou para o hospital.

Fonte: Blog do Planalto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.