sábado, 22 de janeiro de 2011

VELHOS ATORES BRILHAM EM 2010... E EM 2011





Enquanto no Brasil ainda vemos manifestações de preconceito contra tudo que não seja ou aparente ser "jovem", as telas dos cinemas trazem exemplos de atores e atrizes cujo talento só aumenta com o tempo.
Aqui menciono alguns casos de artistas norte-americanos, famosos mundialmente, mas seria fácil mostrar inúmeros exemplos brasileiros, não só no Cinema, como no teatro, na Música, na TV, na Literatura e em todas as manifestações artísticas e áreas da Ciência.

HARRISON FORD - Aos 68 anos (começou a carreira com mais de 30), o célebre "Indiana Jones" é um dos maiores "fazedores" de bilheteria do cinema internacional. Em 2010 estrelou dois filmes e tem mais dois para estrearem em 2011.
"Aposentadoria é coisa prá velho. Não estou aposentado. Continuo tanto interessado nesse negócio como no primeiro dia", diz o ator que recentemente casou-se pela terceira vêz.

HELEN MIRREN - Vivendo de sucesso em sucesso desde que interpretou a Rainha Elisabete II em "The Queen", Helen estreou três longas em 2010, e aparecerá em outros três neste ano. Com 65 anos, ela afirma: "Não estou mais jovem nem me mantenho mais jovem. Envelheço como todo mundo. Porém trata-se de se aceitar como se é".

JACK NICHOLSON - Diz que seu estado civil é "selvagem". Tem 73 anos, e realizou trabalhos marcantes em todas as fases de sua carreira, desde o rebelde de "Easy Rider". Este ano vai aparecer em "How do you know" ("Como você sabe", em tradução literal). Sobre essas coisas de idade, o inesquecível "Coringa" declara: "Todos temos medo do final. Nunca confie em alguém que diga que não teme a morte". Sobre planos para o futuro, Nicholson responde: "Além do golfe, o xadrez e o bridge? Olha, pelo cinema eu daria minha vida. Por acaso já não dei?"

MORGAN FREEMAN - Também aos 73 anos, tem três estréias previstas. Foi motorista de "Miss Dayse" e também dirigiu para o Batman. Divorciou-se recentemente de sua segunda esposa, depois de 24 anos de casamento. Está ainda nas telonas e telinhas como nada menos que Nelson Mandela, mais um grande sucesso em sua longa carreira.
Pessoalmente, gosto demais deste ator, que conheci pessoalmente num Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, onde ele esteve como embaixador da Unesco. Como cidadão, Freeman envolve-se em várias campanhas pela democracia, protestou contra o governo Bush e a invasão do Iraque e do Afeganistão. Também filmou no Brasil várias cenas de "Ensaio sobre a Cegueira", baseado no livro de José Saramago.
(Veja abaixo o vídeo de Saramago emocionado ao assistir o filme, ao lado do diretor Fernando Meirelles, e o trailer do belo filme).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.