domingo, 30 de janeiro de 2011

NO MÉXICO, SOLDADOS ANTI-DROGAS MUDAM DE LADO

MILITARES MEXICANOS TREINADOS PELOS EUA VIRAM SICÁRIOS!

(El País, 24) 1. Em 2009, a Embaixada dos EUA no México informou que militares treinados pelos EUA passaram para o lado do Cartel 'Los ZETAS'. Um deles esteve envolvido em um atentado fracassado contra um ex-Procurador-Geral Adjunto. Washington treinou, no México e nos EUA, 5.000 militares mexicanos desde 1996, incluindo membros das Forças Especiais, que serviram, depois, como destacados membros de Los Zetas. Foi feita uma lista de todos Los Zetas presos, mortos e identificados e confrontadas as suas identidades com os nomes e sobrenomes dos 5.000 soldados que receberam o treinamento.

2. Por exemplo. López Villafana recebeu treinamento contra o narcotráfico em Fort Bragg, e o exército mexicano informou a Embaixada que Lopez deu baixa em 2007, após 20 anos e oito meses de serviço. O interesse e a dedicação da embaixada para confirmar a possível mudança de campo por militares treinados pelos EUA mostra a gravidade da infiltração do crime organizado nas instituições e quartéis.

3. "A partir do momento em que não sabemos o nome de cada soldado mexicano que foi para o lado de Los Zetas, não podemos descartar categoricamente essa possibilidade", disse a informação da embaixada. "É impossível garantir que cada soldado mexicano que receba nosso treinamento no futuro não irá passar para o crime organizado. No entanto, estamos confiantes de que a legislação que condena a 60 anos de prisão os soldados que tenham sido cúmplices do crime organizado será uma ferramenta útil de persuasão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.