domingo, 23 de janeiro de 2011

JOÃO DO VALE, SAUDOSO AMIGO

O excelente blogueiro Miguel do Rosário (www.gonzum.com - visitem!) trouxe hoje à lembrança o falecido compositor João do Vale, que tive o prazer de conhecer bem nos anos 90. Autor de sucessos como "Carcará", que lançou nacionalmente Maria Bethânia, "Peba na Pimenta" e "Pisa na fulô", ele vivia no Rio, mas sempre que vinha a São Paulo parava no Bar Redondo, em frente ao teatro da Arena.
Era meu "point" em São Paulo desde o final dos anos 70, e ali conheci e convivi com vários artistas como Zé Keti, Plínio Marcos, Bete Mendes, e muitos outros, famosos ou não.
Com João do Vale tomei muita cachaça e dei muita risada. Lamento que à época não conhecia muito bem sua obra, pois poderia ter aproveitado muito mais dessa convivência. Lembro-me especialmente de uma noite num bar de um baiano no Bexiga, onde estava também o atual deputado federal Domingos Leonelli. E de um show pela Anistia, no Tuca, ao qual fomos juntos, João para cantar em meio a diversos outros artistas voluntários na campanha, e eu para tomar conta da nossa garrafa de 51. Ele foi para os bastidores e eu fiquei na platéia; a cada dez minutos ele vinha e tomava um copinho plástico da cachaça.
Dos seus discos (LPs, não sei se existem em CDs), os maiores sucesso foram um que gravou com Chico Buarque, e o "João do Vale Convida", onde aparecem Nara Leão, Gonzaguinha, Zé Ramalho e outros.
Em 94, Chico Buarque prestou-lhe uma homenagem reunindo artistas no disco "João Batista do Vale", vencedor do Prêmio Sharp daquele ano como melhor disco regional.
Meu amigo João do Vale faleceu em São Luis do seu Maranhão, depois de longa doença na qual foi ajudado financeiramente por José Sarney, seu amigo e admirador, em 6 de dezembro de 1996. Faz tempo...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.