quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

INCRÍVEL EXPOSIÇÃO EM HAIA


Um casal de holandeses que vive há décadas nos Estados Unidos, Eijk e Rose-Marie Mol van Otterloo, começou a comprar pinturas do Século de Ouro da Holanda em 1993. Orientados por especialistas, em poucos anos fizeram uma coleção de cerca de 150 obras que incluem mestres como Rembrandt, Frans Hals, Paulus Potter, Jan Steen e Hendrik Avercamp, entre outros.
Parte deste acervo está agora exposto na Mauritshuis (Casa de Maurício, exatamente o de Nassau, que governou parte do Nordeste brasileiro), um dos melhores museus da Europa, aqui em Haia.
A obra que o colecionador mais gosta é este "Cachorro repousando", pintado em 1650 por Gerrit Dou, aluno de Rembrandt. O dono do cachorro, digo, do quadro, Eijk, encanta-se com o realismo do trabalho: pode-se "sentir" a maciez dos pelos, o focinho do cão está úmido, e um de seus olhos está sem-aberto, como se ele soubesse que estava sendo retratado e ficasse meio de vigia no que acontecia ao ser redor.
O Rembrandt acima é outra pérola da coleção. Tentem ver uma ampliação maior, que não encontrei agora. Chama-se "Retrato de Aeltje Uylemburgh", é de 1632 (quando Rembrandt tinha 26 anos), e o colecionador Eijk assim fala desta maravilha: "Rembrandt a pinta como gostaríamos que toda mãe seja: inteligente, carinhosa, bondosa. Ela está inteira ali, ela está cem por cento ali".
Como discordar deste sortudo amante das Artes?
(Um detalhe: a modelo do quadro era prima muito mais velha de Saskia, com quem o pintor iria se casar dois anos depois deste trabalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.