quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O DONO DO CACHORRO...

Depois de publicar o post abaixo, sobre a mostra em Haia e o "Cachorro repusando", fiquei curioso sobre Gerrit Dou, autor do quadro.
Encontrei este seu auto-retrato sem data, e fiquei sabendo que ele nasceu e morreu em Leiden (cidade natal de Rembrandt, que foi seu mestre por seis anos, provavelmente). Começou como vitralista, arte que aprendeu com seu pai. Depois estudou com Rembrandt, cuja influência abandonou aos poucos.
Era conhecido por pintar objetos de uso doméstico com pormenores, e usando uma rica paleta de cores. Fez também retratos de santos e cenas bíblicas.
Marianne já me disse que ele é realmente muito famoso (eu já havia lido o nome, mas não me lembrava de nenhum de seus trabalhos). Vou procurar pesquisar mais a respeito deste artista, e trarei pros amigos o que encontrar de interessante. Que o seu "Cachorro repousando" é sensacional, isso é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.