quarta-feira, 6 de novembro de 2013

POLÍCIA ESPANHOLA VIGIA DE PERTO SEUS ULTRA-DIREITISTAS



Nos últimos três anos, a Brigada Provincial de Informação Madri prendeu mais de 300 ultra-direitistas de vários grupos, que costumam envolver-se em tumultos e agressões contra atos e personalidades do mundo político e cultural. As prisões mais recentes ocorrem em setembro, quando um grupo de fanáticos - usando máscaras ou lenços no rosto - invadiram a livraria Blanquerna, onde o delegado do movimento autonomista da Catalunha, Josep Maria Bosch, proferia uma palestra. No ato foi agredido o deputado Sánchez Libre e a polícia prendeu 14 neonazistas.
Entre os detidos estavam membro dos grupos FE-La Falange, Alianza Nacional, Democracia Nacional, e Núcleo Patriota Nacional. Esses grupos unidos ao Movimento Católico Espanhol formam uma plaforma política chamada A Espanha em Marcha, que pretende lançar candidatos às próximas eleições para o Parlamento Europeu.
O jornal El País informa que "A Brigada de Informação de Madri mantém um permanente controle sobre as organizações de ultra-direita e neonazis, como se comprovou este ano, no qual foram presos 65 indivíduos desta ideologia por protagonizar incidentes ou fazer incitação à violência ou à xenofobia". Outras prisões foram feitas durante show do chamado RAC - Rock Anti-Comunista (!), no qual a polícia identificou 307 neonazistas espanhóis, italianos, romenos e protugueses. Tais shows são usados pelos movimentos radicais para arrecadar fundos e pregar sua ideologia pró-violência.
Outros 11 extremistas de direita foram presos no último dia 31 de outubro, em Madri, por agredirem a uma jovem negra. Um neonazista de 17 anos, preso recentemente, tinha em sua casa 200 pistolas Tasser, que disparam descargas elétricas, e moldes para fabricar punhos de ferro, que ele vendia a porteiros de discotecas.
A polícia espanhol afirma ter sob vigilância centenas de membros desses grupos fascistas. Será que no Brasil está se fazendo o mesmo acompanhamento, ou a direitona atua livremente na atração de jovens incautos e desinformados para suas fileiras?
(texto A. Barbosa Filho, com informações de El País)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.