segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ESTADOS UNIDOS ESTÃO FORA DA UNESCO

EUA e Israel perdem direito a voto na Unesco


Estados Unidos e Israel perderam na última sexta-feira (8) o direito a voto na Conferência Geral da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por não terem pago sua contribuição desde 2011, após a admissão da Palestina como membro do órgão


AP Photo
Obama e Netanyahu
Barack Obama e Netanyahu
A Unesco aplicou seu regulamento interno, que afirma que qualquer país que, sem justificativa, não estiver em dia com o pagamento, perde o direito a voto, informou hoje o próprio órgão das Nações Unidas. Os EUA e Israel suspenderam sua contribuição após a admissão da Palestina, por isso devem os pagamentos referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013. 

Os dois países "não apresentaram hoje de manhã a documentação necessária para evitar a perda do direito de voto", indicou uma fonte da Unesco, citada pela agência de notícias francesa AFP"A lista de países que vão deixar de ter direito de voto será anunciada provavelmente sábado (9) em sessão plenária", precisou a mesma fonte.

O incumprimento dos EUA provocou uma grave crise financeira na organização, que teve de lidar com uma redução na ordem dos 22% no seu orçamento, passando de 653 para 507 milhões de dólares
Apesar destas dificuldades, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, de nacionalidade búlgara, que conseguiu arrecadar cerca de 75 milhões de dólares para enfrentar a crise, foi reeleita em outubro passado.

A Palestina foi admitida como membro no dia 31 de outubro de 2011 e tornou-se no 195.º membro da Unesco.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Opera Mundi e da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.