quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CHAMADO DE "MARXISTA" ELEGE-SE PREFEITO DE NOVA IORQUE


O candidato do Partido Democrata Bill de Blasio, de 52 anos, foi eleito na terça-feira o novo prefeito de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Se confirmadas as projeções do início da apuração, De Blasio terá a maior votação democrata na cidade, para candidatos ao primeiro mandato, desde 1897.
O democrata derrotou o republicano Joe Llota que, durante a campanha, atacava o adversário por ter, nos anos 80, participado de grupos de solidariedade aos esquerdistas sandinistas da Nicarágua. O jovem De Blasio chegou a visitar o país centro-americano levando alimentos e roupas doados para os mais pobres e as vítimas da guerra civil contra a ditadura direitista de Anastácio Somoza. Para o republicano, em comerciais de TV, De Blasio é um "marxista".
O vitorioso baseou sua campanha na promessa de aumentar os impostos para os mais ricos, para investir na pré-escola pública e na criação de mais oportunidades para as minorias e os bairros operários. Também criticou duramente a polícia do atual prefeito republicano, o bilionário Michael Bloomberg (que cumpriu três mandatos), chamada de "stop-and-frisk" (parar e revistar) aplicada especialmente contra os negros e hispânicos.
Em seu discurso diante dos primeiros resultados, De Blasio disse: "Estamos unidos na crença de que a nossa cidade não pode deixar nenhum nova-iorquino para trás. O povo desta cidade escolheu um caminho progressista e nesta noite partimos para seguir este rumo, como uma só cidade". Na campanha, De Blasio pregava que Nova Iorque estava dividida em suas cidades, uma dos ricos e outra dos pobres, o que ele promete lutar para corrigir.
O novo prefeito De Blasio é casado com uma mulher negra, e tem um filho que ele apresenta como "afro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.