quarta-feira, 30 de julho de 2014

TAUBATÉ PREPARA-SE PARA ELEGER NOVO PREFEITO

Proximidade do julgamento do recurso de Ortiz mexe com tabuleiro político de Taubaté

Foco de partidos como PT e PMDB de Taubaté é uma possível eleição antecipada, caso mantida a cassação do mandato do prefeito
Julio Codazzi
TaubatéA proximidade do julgamento do recurso em que o prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), tenta reverter a decisão de primeira instância da Justiça Eleitoral que cassou o seu mandato movimenta o tabuleiro da política no município.
O foco dos partidos é uma possível eleição antecipada, que acontecerá caso a cassação seja mantida após a apelação ser julgada tanto pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) quanto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Nesse caso, após o fim da possibilidade de recursos, a Justiça Eleitoral realizaria a nova eleição em prazo estimado de 90 dias.
Apenas em 2013, a Justiça Eleitoral realizou no Estado de São Paulo 13 novos pleitos municipais.

Xadrez. As principais movimentações, até agora, foram tomadas pelos partidos que compõem a oposição ao governo Ortiz.
No PT, o nome do ex-prefeito Salvador Khuriyeh surge como favorito para encabeçar a chapa, caso seja confirmada a nova eleição.
Radicado na capital, onde atua como diretor de administração e finanças da SPTrans, Khuriyeh retornou ao cenário taubateano no fim do ano passado, quando foi eleito o presidente do diretó-rio municipal petista.
O ex-prefeito nega as conversas avançadas sobre o tema, mas admite o interesse na possível disputa.
“O PT tem a decisão tomada de apresentar candidatura na eleição de 2016. Se o prefeito vier a ser afastado e houver uma eleição antecipada, também pretendemos lançar candidatura”, disse Khuriyeh.

Composição. Nos bastidores, o PT articula uma chapa partilhada com o PMDB, que indicaria o vice. O acordo, no entanto, esbarra no racha do diretó-rio municipal peemedebista.
A coligação tem o apoio da bancada do PMDB na Câmara, de onde até poderia sair o nome do vice. Já o coordenador regional do partido, Ary Kara, defende candidatura própria.
O nome preferido do ex-deputado é o do empresário Rubens Fernandes, que foi candidato a vice em 2012, na chapa partilhada com o PT. “Nós teremos candidato próprio”, crava Ary Kara.
O PSOL também articula nome próprio para a eventual disputa, provavelmente em nova coligação com o PSTU.
http://www.ovale.com.br/proximidade-do-julgamento-do-recurso-de-ortiz-mexe-com-tabuleiro-politico-de-taubate-1.547415

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.