terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ERUNDINA CRITICA ALIANÇA DO PSB COM MARINA SILVA

Erundina revela o que pensa sobre as alianças do PSB de Marina/Eduardo Campos


Erundina
Erundina
Não têm “coerência política”. O diagnóstico, contundente e direto, é da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) sobre as alianças que estão sendo fechadas pelo PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos – e ao qual a ex-senadora Marina Silva se filiou em outubro pp. Alianças que levaram Marina a vetar acordo em São Paulo para o PSB ajudar na reeleição do governador tucano Geraldo Alckmin na mesma semana em que Eduardo Campos recebeu com toda pompa e circunstância, e lhe deu cargos em seu governo, o PSDB pernambucano.
“A certeza que tenho é que não há coerência política a ponto de se conseguir dar unidade a alianças que podem ser reproduzidas no resto do país”, disse Erundina à Folha nesse domingo, numa entrevista em que transmite claramente o recado: o seu PSB não é o mesmo da dupla parceira Marina Silva-Eduardo Campos. A deputada informa, inclusive, que essas decisões não passaram pelo crivo da  Executiva Nacional do PSB.
A deputada eleita por São Paulo considera que essa situação de incoerência nas alianças PSB-PSDB-Rede “é fruto do sistema político exaurido, esgotado em responder às demandas da sociedade. Mantemos regras, normas e sistemas partidários e eleitorais defasados, sem identidade, e isso explica esse caos que existe nas políticas de alianças locais.” Que falta faz a reforma política, hein, deputada!
A Folha lembra à deputada que acordos PSB-PSDB já foram fechados ou estão encaminhados em Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo (este, vetado por Marina) e pergunta “qual é o limite para esses acordos acontecerem”. Ela responde: “O processo já andou tanto, as conversas já se deram com tanta frequência e não passaram pelas direções partidárias. Marina Silva insiste em encaminhar as coisas de outra forma, mas é uma tentativa muito recente”.
A equipe do blog do ex-ministro José Dirceu entende que uma frase publicada também na Folha hoje, da deputada Teresa Leitão, presidente regional do PT em Pernambuco, sintetiza à perfeição o diagnóstico traçado pela deputada Erundina. “A nova política que Eduardo Campos defende não passa de retórica. Quando precisa, o PSB oferece cargos do governo em troca de apoio”, afirma Teresa sobre a entrada dos tucanos no governo Campos, em Pernambuco. e as alianças PSB-PSDB.
(Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.