sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

INDÍGENAS PODEM BLOQUEAR PARIS-DAKAR, NA BOLÍVIA


Em junho de 2013, percorri o Salar de Uyuni, roteiro do Paris-Dakar.

Rali Dacar enfrentará os bloqueios de estradas ao passar pela Bolívia
Terça, 31 de Dezembro de 2013 - 15:45
Fonte: El País
Foto: Reprodução

“Nunca antes o Rali Dacar correu no céu”, diz o lema oficial que promove o rali de motos e carros que em janeiro de 2014 passará por território boliviano. Mas se vê que nem o céu vai estar livre das ameaças de bloqueio, um meio de protesto que nesta ocasião usam os indígenas aymaras do Qullasuyu para conseguir a devolução de sua sede em La Paz.
 
A disputa internacional traça um circuito que, além de Argentina e Chile, chega pela primeira vez à Bolívia, que vai ter um dos trechos mais difíceis e mais impressionantes para os cerca de 200 corredores participantes.
 
Enormes rastros de pedra, colinas verdes, azuis, roxas e vermelhas fazem parte da rota que tem como destino o salar de Uyuni: uma planície a mais de dez mil quilômetros quadrados a pouco mais de 3,6 mil metros de altura e temperaturas frias nas quatro estações do ano. As previsões para a primeira quinzena de janeiro assinalam uma mínima de sete graus Celsius e uma máxima de 17 a 18 graus, ventos superiores a dez quilômetros por hora.
 
Em janeiro, a estação das chuva, há um enorme espelho que reflete até os mínimos detalhes das nuvens e da silhueta das montanhas da Cordilheira e, em alguns locais, as cores fortes das quinoas que florescem ao lado das salinas bolivianas.
 
Os pilotos desfrutarão, sozinhos, da paisagem mas, sem dúvida sentirão a dureza da exigência geográfica na corria de dois dias em território boliviano, principalmente pela alta corrosão dos pneus devido ao efeito salino e a ausência de suas equipes de apoio.
 
O ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, que respaldou ativamente o esforço do presidente Evo Morales de incluir a Bolívia no Rali Dacar 2014, descreveu o desafio para os competidores com uma frase: “é salve-se quem puder” e explicou que uma vez em território boliviano os competidores “não terão nenhum tipo de apoio técnico por trás. A entrada na Bolívia é a etapa mais difícil de toda a prova do Dacar”.
 
Esta qualificação não tem o mínimo relacionamento com as dificuldades que ameaçam ofuscar de alguma maneira o mais importante esforço governamental em matéria de concorrência esportiva internacional: o bloqueio anunciado por grupos indígenas das terras altas.
 
O Conselho Nacional de Ayllus e Markas de Qullasuyu fez uma reunião indígena, no dia 13 de dezembro, para eleger uma nova autoridade máxima (“jilliri apu mallku”). O escolhido foi Freddy Bernabé, desconhecido por uma parte das pessoas, que apoia o oficialista Movimento Ao Socialismo (MAS). A sede do Conamaq em La Paz está sob segurança policial.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.