sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ELEIÇÃO É COMPARAÇÃO. POR ISSO DILMA É FAVORITA

Dilma: comparar para medir

30 de dezembro de 2013 | 13:48 Autor: Fernando Brito

Nunca me saiu da cabeça uma lição de Malba Tahan, lida na pré-adolescência.
É quando Beremiz Samir, O Homem que Calculava,  inicia o seu desafio de ensinar matemática à princesa Telassim, através de uma pesada cortina, sem poder vê-la ou ser visto.
“Medir, senhora, é comparar”.
Creio que Dilma, ontem, em sua fala em rede de TV, usou este sábio ensinamento.
O que mais fica, em minha opinião, de sua fala, é isso.
Assim como será esta a questão essencial em 2014.
Para onde queremos para o Brasil vá?
Ou se queremos que o Brasil volte.
Nestes dias, talvez você tenha reparado, andei postando menos.
Estava viajando e rodei um bom pedaço do Brasil, de carro.
Brasília, Goiás, Mato Grosso, imensidões.
Vi pouco abandono, vi obras por toda a parte.
Há dez anos, fiz uma viagem semelhante.
E só vi abandono.
Eu julgo com meus olhos, como todas as pessoas.
Vejo a minha linda Baía da Guanabara fervilhando de barcos e recordo de uma velha carcaça de navio, o “Toro”, que observei durante anos se desmanchar na boca do porto de Niterói.
O Brasil que eu vejo não é o que está escrito nos jornais.
É o que eu vejo e posso comparar com o que vi.
E é talvez isso o essencial no debate eleitoral: comparar, para medir.
Não dizer o quando se fez, porque sempre se terá feito pouco, neste país que precisa de tanto.
Mas mostrar o que não se fez, quando precisávamos tanto.
Ontem, ao chegar, li num muro uma pichação com o símbolo anarquista: “não vai ter Copa”.
Deu vontade de encontrar o guri que fez aquilo.
E conversar com ele sobre o Brasil que eu vivi, no qual ele não viveu com idade para lembrar.
Do Brasil dos esqueletos, das ruínas, do mato crescendo em meio ao abandono.
Do país que não tinha jeito, que não tinha saída, do “povo indolente”, no qual era “inferior” ser brasileiro.
De como foi desgraçada uma juventude e,depois, a maturidade como as minhas, onde só tinha “não” para dizer.
Queria dizer a ele que sempre fui um inconformado, um indócil, um contestador não porque gostasse, mas porque não havia em que acreditar, o que construir, para onde ir.
De como era ruim viver num país onde só se podia amar a natureza e o passado.
E não se podia crer em um futuro.
Não quero acenar a ele com uma luz que ele não vê, porque não viu o breu.
Sei que, como escreveu Lupicinio, há o perigo de deixar o céu por escuro e ir ao inferno à procura de luz.
Vou encontrar este guri, durante a campanha, este ano.
Porque é o que de melhor tenho para dar a ele.
O que vivi e trago nos olhos e na memória.
Para que ele possa comparar e medir.
Este país, pobre, carente, rico e abundante, ao mesmo tempo está mudando.
Precisa e vai mudar mais ainda.
Mas, desde que me entendo por gente, pela primeira vez, tem um rumo.
E é ele que está em jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.