terça-feira, 15 de outubro de 2013

MUSEU DO TRABALHO, NA DINAMARCA (FOTOS)

O Museu do Trabalho, em Copenhagen, Dinamarca, funciona num prédio que sediou vários sindicatos e organizações socialistas dos trabalhadores. Se hoje aquele país é exemplo de boas condições de vida, deve-se à luta de seus trabalhadores e aos movimentos e partidos de esquerda que souberam conquistá-las ao longo de mais de um século: 


 O hall do edifício, onde realizaram-se históricas assembléias de trabalhadores socialistas nas suas lutas por melhores salários e outros direitos:

 As portas laterais do Hall trazem entalhadas as diversas profissões cujos sindicatos funcionaram neste edifício. Aqui, os gráficos e encadernadores:

Parte do museu reproduz uma rua comercial dos anos 50, com suas lojas e oficinas. Abaixo, uma oficina de aparelhos eletrônicos. Veja o tamanho da TV...: 

Interior de residência de trabalhadores nos anos 50:

 Uniforme de time de futebol dos anos 1900:

 Foto de sindicalista assassinado pelo fascismo, onde os homicidas colocaram uma foto de Lênin, simbolizando que a vítima era comunista: 

Os trabalhadores do Porto Livre de Copenhagen tinham que se apresentar a um dos agenciadores as 6 da manhã, uma ou três da tarde, e recebiam um número. Se houvesse trabalho, eram chamados pelo agenciador naqueles horários, caso contrário podiam esperar por semanas:

Encontrei esta revista, em formato de jornal, com várias páginas sobre o Brasil, um roteiro turístico do Rio de Janeiro. Na foto debaixo, detalhe de uma página com moedas de Réis:

Só para provocar (de brincadeira)  alguns amigos direitistas que tenho, eu e uma enorme estátua do grande camarada Lênin...rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.