segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SARAH PALIN, HEROÍNA DO "TIO REI" NÃO DISSE UMA BOBAGEM. MAS PODERIA TER DITO.

A "belezura" do Reinaldo Azevedo foi Miss Alaska (depois governadora), é fundamentalista cristã e defende o lobby da indústria de armas. 

Ex-candidata a vice-presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano e representante do movimento extremista de direita Tea Party, a ex-governadora do Alaska, Sarah Palin, tornou-se uma musa de alguns direitistas brasileiros. Um deles, naturalmente, é o jornalista-militante Reinaldo Azevedo, que costumo chamar de "Rei do Esgoto", por suas asquerosas posições no blog da veja e, agora, na Folha de S. Paulo (aqui ainda é cedo para julgá-lo, mas pela primeira coluna que publicou, já se vê que foi contratado para jogar mais lama no debate político). 
O "Tio Rei" é melífluo, e quando elabora suas assertivas para que pareçam a verdade absoluta, sempre deixa uma fresta aberta para o caso de uma retirada estratégica que não o desmoralize completamente. Assim, depois de saudar com entusiasmo a escolha de Sarah Palin, criticar todos os jornais norte-americanos que a consideraram despreparada para o cargo de vice, e atacar como bom rotweiller que é os que a ironizavam pelos seus crassos erros, ele ressalvou, num cantinho de artigo que "ela não é nenhum gênio" - acrescentando que Obama tampouco o era. 
São vários os textos em que Reinaldo defende a então candidata do Tea Party. Este é apenas um deles:


03/09/2008
 às 23:55

Sarah Palin: firme e articulada

Acompanho na CNN o discurso de Sarah Palin, candidata a vice-presidente na chapa do republicano John McCain, alvo de uma saraivada da imprensa americana como raramente se viu. Ela é articulada. Fala muito bem. E, inegavelmente, é uma belezuca. Eu só daria um jeito naquele cabelo… Depois escrevo mais a respeito.
Por Reinaldo Azevedo

O jornal satírico Daily Currant, que publica matérias humorísticas como se fossem verdadeiras, ironizando os meios de Comunicação norte-americanos, aproveitou-se da notória ignorância da "belezura" para publicar um texto sobre fictícia entrevista que ela teria dado à Fox, rede de TV conservadora e pseudo-cristã do bilionário Rupert Murdock, envolvido em escândalos na Grã-Bretanha e nos EUA. 
"Quando Jesus celebrou a Páscoa com seus discípulos, não existiam coelhos da Páscoa, ou caça aos ovos. Não havia liquidações de Páscoa nas lojas de departamentos ou paradas (desfiles) nas ruas". 
Ela acrescentou que "Os cristãos tinham mais liberdade sob o domínio romano do que em nosso próprio país! Temos que voltar a Páscoa do jeito que ela era quando Jesus estava vivo". 
A frase não é verdadeira mas muita gente acreditou, pois a ignorância de Palin é mundialmente conhecida. Poderia perfeitamente ter pronunciado esta asneira, como tantas outras. 
Ela já disse, por exemplo, que entende de política internacional porque foi governadora do Alaska e quando o presidente russo Putin viaja para os EUA o nariz do seu avião aponta para...o Alaska! 
Perguntada certa vez que jornal costuma ler, respondeu: "Todos, qualquer um que passou pela minha frente nesses anos todos". 
Sarah costuma enriquecer a língua inglesa com novas palavras (que não têm nenhum sentido), como "refudiate", "misundirestimate" e "wee-wee'd up". Mas explica, comparando-se a um gênio: "Inglês é uma língua viva. Shakespeare também gostava de cunhar novas palavras. Devemos comemorar isso!".
Segundo a falsa notícia (que muitos sítos na internet reproduziram como verdadeira, a apresentadora Elisabeth Hasselbeck, teria interrompida a entrevistada para dizer que  que todos gostam muito de Sarah, mas que ela devia saber que a Páscoa surgiu para comemorar a Ressurreição de Jesus, o que ocorreu, segundo os Evangelhos, três dias depois que ele morreu. 
Sarah não respondeu, falando mais uma vez sobre o perigo das esquerdas (para ela todo democrata é comunista). A apresentadora insistiu na correção do erro, e Sarah passou 15 segundos calada, olhando para o vazio. Aí a amiga Elisabeth pediu os comerciais...
Assim, vemos que a grande política admirada pela direitona brasileira é motivo de riso. Vejam mais essas duas imagens; a primeira é séria e verdadeira, a segunda dispensa tradução...

Sarah: "Voltemos ao que diziam nossos fundadores e nossos primeiros documentos - está muito claro - que nós temos que fazer leis baseadas no Deus da Bíblia e nos Dez Mandamentos". E o que disse John Adams, um dos "pais fundadores" daquele país: "O governo dos Estados Unidos não é, em nenhum sentido, fundado na religião cristã". 

(texto: A. Barbosa Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.